
O que mais posso dizer... QUE VERGONHA!!! Me veio à mente aquele refrão tão cantado em estádios...
“Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...” Orgulho??
De que??? Bizarro isso, estou torcendo para que meus alunos não leiam uma só linha sobre política. Eu que sempre incentivei que eles se atualizassem à respeito, rogo para que fiquem na ignorância.
Como podemos ensinar ética se os exemplos que temos nos mostram totalmente o contrário.
Os mandos e desmandos de nossos senadores e governantes, estão ultrapassando todos os limites.
Nosso Congresso Nacional parece mais um cortiço. Vossa Excelência??... Garanto que eram outros pronomes (adjetivos) que lhes vem ao pensamento...
Assisti essa semana aos repórteres quando foram entrevistar Collor sobre a cobrança de Pedro Simon. À porta do carro, o senador disse: “Manda ele à...”. Meteu-se no automóvel antes de completar a frase.
E não é apenas entre os politicos que vemos diariamente , a falta de respeito com o outro, vemos isto também, em nossas casas , em nossos ambientes de trabalho.
Parece que a falta de ÉTICA, é uma coisa normal e corriqueira entre os seres humanos. Acredito que devamos fazer alguma coisa bem rápido, para mudar a atitude das pessoas, que vem sendo moldada ao longo dos anos pela educação e cultura que vem sendo mostrada.
Ao analisarmos a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos que a grande maioria seguem alguns principios de vida, entre eles estão:
1- A ética , como principio básico de vida
2- A integridade.
3-A responsabilidade.
4- O respeito às leis de regulamento.
5- O respeito pelo direito dos demais cidadãos.
6- O amor ao trabalho.
7- O esforço pela poupança e pelo investimento.
8- O desejo de superação.
9- A pontualidade.
Podemos entender , que nos países pobres, apenas uma minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária.
Devemos nos lembrar , que nós do Brasil, não somos um país pobre, porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco.
Estamos pobres e sem ética (respeito pelo outro) porque nos falta atitude.
Nos falta vontade para cumprir e ensinar aos nossos filhos e aos nossos alunos esses princípios de funcionamento da sociedades ricas e desenvolvidas.
Quando acordaremos para a "nossa" realidade?
Eu me pergunto porque pessoas honestas votam (novamente) em Collors, Sarneys, e toda corja que já conhecemos bem a índole. Collor perdeu seu mandato como presidente, isso é de conhecimento de qualquer um .
Votar em homens como ele, é a mesma coisa que contratar novamente um ex-funcionário que foi demitido por ter sido pego em flagrante roubando a empresa.
Da mesma forma, em nossas vidas pessoais, em nossos ambientes de trabalho, quer público ou privado, encontramos a falta de ética. Olha , até nas Escolas encontramos situações de total falta de ÉTICA, de alunos que maltratam colegas, professores e funcionários e pasmem, até mesmo o inverso temos visto e nos calado.
Vamos pensar sobre isto? Afinal, até quando vamos ficar parados olhando? Será que adianta nos omitir, e continuarmos sendo um mal exemplo para nossas crianças e adolescentes?