quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dia do Funcionário Público

28 de Outubro -
No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.
Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.
Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.
Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.
Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade.
  • Se for municipal, são pagos pelas prefeituras;
  • se estadual, pelos governos estaduais;
  • e se federal, pagos pelos cofres da União.
    Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Reunião com pais e alunos das 8ª séries.




Hoje dia 28 de outubro, reuniram-se os pais, os alunos , e representantes das equipes técnico pedagogicas da escola EBIAS, para tratar de asuntos importantes sobre os formandos do ano 2009.


Cronograma para finalização do Curso:


10/11/2009 --> prazo final para pagamento do passeio ao Beto Carreiro


26/11/2009 --> Passeio ao Beto carreiro. Saida as 7:00 e Retorno previsto para às 21:00h


30/11/2009 --> Dispensa de dez alunos por turma, com maior indice de aproveitamento em todas as disciplinas.


01/12/2009 --> Entrega de 3 convites por aluno formando (biblioteca )


Entrega de fotos para o telão,música de entrada e mensagens pelas turmas.


01/12/2009 a 07/12/2009 --> aulas especiais


08/12/2009 --> Conselho de Classe das 8ª e TOPAS


09/12/2009 --> Ensaio na UNISUL das 10:30 às 12:00 h.


10/12/2009 --> Cerimonia na UNISUL às 19:30


Obs ==> Os alunos deverão chegar ao local com uma hora de antecedência.


Roupa masculina:




  • Calça Jeans ou calça social


  • Camisa Polo ou social sem uso de gravata.


  • Sapatos de preferência.

Roupa feminina:




  • Calça


  • Saia


  • Vestidos

OBS:




  1. Todas as roupas femininas deverão respeitar o pad~roa de comprimento exigido pela escola que não deve ser maior que quatro dedos acima dos joelhos.


  2. Cada turma deverá escolher junto ao seu regente :



  • A música de entrada


  • O orador da turma


  • Três alunos para fazerem leituras de mensagens


  • Cinco alunos para entregar as Homenagens


  • Além disto deverão ainda escolher o funcionário civil que irão homenagear.(portaria, limpeza, secretaria, biblioteca e cozinha).

Foi colocado pela Escola, que o encerramento do Ensino Fundamental para nossos alunos, esta sendo totalmente organizado pelas regentes de classe e que constarão destes dois momentos apenas:




  1. Passeio ao Beto Carreiro no dia 26 de dezembro de 2009


  2. Cerimônia de entrega dos Certificados na UNISUL, no dia 10 de dezembro de 2009.

Após o encerramento da Cerimônia, cada aluno e seus familiares poderão comemorar este acontecimento tão importante para suas vidas, da maneira que melhor lhes convir.


A Escola não promove festas devido a idade dos alunos. Festas para alunos desta faixa etária,requerem a presença de seus responsáveis ,que nem sempre podem comparecer, e não podem ser servidas bebidas alcoólicas.


domingo, 25 de outubro de 2009

A importância da ÉTICA....



O que mais posso dizer... QUE VERGONHA!!!

Me veio à mente aquele refrão tão cantado em estádios...


“Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...” Orgulho??

De que??? Bizarro isso, estou torcendo para que meus alunos não leiam uma só linha sobre política. Eu que sempre incentivei que eles se atualizassem à respeito, rogo para que fiquem na ignorância.

Como podemos ensinar ética se os exemplos que temos nos mostram totalmente o contrário.
Os mandos e desmandos de nossos senadores e governantes, estão ultrapassando todos os limites.

Nosso Congresso Nacional parece mais um cortiço. Vossa Excelência??... Garanto que eram outros pronomes (adjetivos) que lhes vem ao pensamento...


Assisti essa semana aos repórteres quando foram entrevistar Collor sobre a cobrança de Pedro Simon. À porta do carro, o senador disse: “Manda ele à...”. Meteu-se no automóvel antes de completar a frase.


E não é apenas entre os politicos que vemos diariamente , a falta de respeito com o outro, vemos isto também, em nossas casas , em nossos ambientes de trabalho.


Parece que a falta de ÉTICA, é uma coisa normal e corriqueira entre os seres humanos. Acredito que devamos fazer alguma coisa bem rápido, para mudar a atitude das pessoas, que vem sendo moldada ao longo dos anos pela educação e cultura que vem sendo mostrada.


Ao analisarmos a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos que a grande maioria seguem alguns principios de vida, entre eles estão:

1- A ética , como principio básico de vida

2- A integridade.

3-A responsabilidade.
4- O respeito às leis de regulamento.
5- O respeito pelo direito dos demais cidadãos.
6- O amor ao trabalho.
7- O esforço pela poupança e pelo investimento.
8- O desejo de superação.
9- A pontualidade.

Podemos entender , que nos países pobres, apenas uma minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária.

Devemos nos lembrar , que nós do Brasil, não somos um país pobre, porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco.

Estamos pobres e sem ética (respeito pelo outro) porque nos falta atitude.

Nos falta vontade para cumprir e ensinar aos nossos filhos e aos nossos alunos esses princípios de funcionamento da sociedades ricas e desenvolvidas.

Quando acordaremos para a "nossa" realidade?


Eu me pergunto porque pessoas honestas votam (novamente) em Collors, Sarneys, e toda corja que já conhecemos bem a índole. Collor perdeu seu mandato como presidente, isso é de conhecimento de qualquer um .


Votar em homens como ele, é a mesma coisa que contratar novamente um ex-funcionário que foi demitido por ter sido pego em flagrante roubando a empresa.


Da mesma forma, em nossas vidas pessoais, em nossos ambientes de trabalho, quer público ou privado, encontramos a falta de ética. Olha , até nas Escolas encontramos situações de total falta de ÉTICA, de alunos que maltratam colegas, professores e funcionários e pasmem, até mesmo o inverso temos visto e nos calado.


Vamos pensar sobre isto? Afinal, até quando vamos ficar parados olhando? Será que adianta nos omitir, e continuarmos sendo um mal exemplo para nossas crianças e adolescentes?


Este texto foi escrito, com auxilio do BLOG :http://lindaoriental.blogspot.com


Que pais são vocês?..........




LIMITES


Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os erros de nossos progenitores. E com o esforço de abolir os abusos do passado, somos os pais mais dedicados e compreensivos, mas, por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na História.

O grave é que estamos lidando com crianças mais "espertas" do que nós, ousadas, e mais "poderosas" que nunca!Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ter, passamos de um extremo ao outro.

Assim, somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais, e a primeira geração de pais que obedecem a seus filhos. Os últimos que tiveram medo dos pais e os primeiros que temem os filhos. Os primeiros que crescerem sob o mando dos pais, e os primeiros que vivem sob o jugo dos filhos.

E o pior: os últimos que respeitaram os pais ( às vezes sem escolha) e os primeiros que aceitam que os filhos lhes faltem com o respeito.

Na medida em que o permissível substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudaram de forma radical, para o bem e para o mal.

Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam a suas ordens e os tratavam com o devido respeito. E bons filhos, as crianças que eram formais e veneravam seus pais.

Mas, à medida que as fronteiras hierárquicas entre nós e nossos filhos foram se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, ainda que pouco os respeitem.

E são os filhos que, agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem as suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver. E, além disso, que os patrocinem no que necessitarem para tal fim.

Quer dizer, os papéis se inverteram, e agora são os pais que têm que agradar a seus filhos para "ganhá-los" e não o inverso, como no passado.

Isto explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para serem os melhores amigos e dar tudo a seus filhos.Dizem que os extremos se atraem.

Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo de seus pais, a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo ao nos verem tão débeis e perdidos como eles.

Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como líderes capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter, e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão.

É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio no qual está afundado uma sociedade que parece ir à deriva sem parâmetros nem destino.

Se o autoritarismo suplanta, humilha, o permissível sufoca. Apenas uma atitude firme, respeitosa, lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores.

Vamos à frente liderando-os e não atrás, carregando-os, e rendidos à sua vontade.

É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio no qual muitos estão afundando, descuidados.

LIMITES abrigam o indivíduo , com amor ilimitado e profundo respeito.

Este texto foi retirado de um BLOG, bem interessante , que trata deste assunto entre a ESCOLA / FAMÍLIA, de forma bem interessante e inteligente.

Entre lá e leia mais sobre este assunto, é só clicar no endereço vermelhinho:
http://lindaoriental.blogspot.com

Ouça e pense sobre estas palavras ,desta musica....

A Sua participação na escola de seus filhos....




Os pais brasileiros são os menos participativos na rotina escolar, parte desse desinteresse se deve à baixa escolaridade de uma enorme parcela dos pais, que não permaneceu na escola tempo suficiente para aprender a ler, tampouco para consolidar o hábito do estudo de modo a passá-lo adiante.
Isso também ocorre nas classes mais abastadas, uma ds razões remete ao fato de a educação no Brasil ainda não ser vista como artigo prioritário.
A educação aparece em 5o. lugar entre as maiores preocupações dos brasileiros. Vem atrás de estabilidade no emprego, equilibrio entre o trabalho e lazer, pagamento de dívidas e a economia do país.
Outra visão que predomina é a de que a escola deve se encarregar sozinha do processo educativo (terceirizar responsabilidades).Nos anos 60 com o advento dos movimentos estudantis e da Contracultura, inicia-se no Brasil forte processo de contestação à noção de hierarquia, na relação entre pais e filhos, o conceito de liberdade passou a ser confundido com permisividade.
Segundo a educadora Tânia Zagury, autora do livro "Escola sem Conflito: Parceria com os Pais", a inabilidade da família em estabelecer limites em casa faz com que deleguem à escola tarefas que deveriam ser delas também."
Um estudo da Fundação Getúlio Vargas mostra que os efeitos da presença dos pais na vida escolar, ainda que mínima fazem notar por toda a vida adulta.
Eu como educadora , que sempre fui e continuo sendo, sinto falta dessa participação dos pais na vida escolar do filho.
Os pais, só comparecem quando convocados ou quando estão para perder algum benefício governamental.
Muitas vezes essa ausência deve-se muito ao fato de que os mesmos estão muito preocupados com o ter e menos com o ser. É o mundo da globalização.
E você participa da vida escolar de seu filho? Ou deixá-o lá, como se fosse um objeto que deixa num armário, antes de ir trabalhar?

Conversa com os pais....

Já é Comprovado que uma participação dos pais na vida escolar dos filhos se não decisivo é fundamental para um bom rendimento.
"Nenhum outro fator tem tanto impacto para o progresso de um aluno quanto a interferência da família e adequada. Isso se faz sentir, positivamente, por toda uma vida adulta". (Naércio Menezes. Coordenador do Instituto de Ensino e Pesquisa. Insper).
Como participar da vida escolar de seu filho?
Algumas Medidas Tomadas em conjunto surtem efeito uma vez ADOTADAS com persistência.
1. Incentivar o filho a fazer a lição de casa e ir à escola todos os dias.
2. Providenciar um lugar tranquilo onde ele estudar POSSA.
3. Ter livros em casa.
4. Orientar, mas jamais dar a resposta certa.
5. Preservar um tempo livre. Não adianta lotar a agenda de atividades fora da escola. Ele também precisa de tempo para brincar, o cansaço compromete o rendimento.
6. Comparecer à reunião de pais.
7. Conversar sobre seu dia na escola.
8. Monitorar o boletim.
9. Procurar o colégio em caso de dúvidas.
10. Não fazer pressão na hora do vestibular.
* Um ponto deve ser brm esclarecido:
Não cabe ao pai agir como professor em casa, confusão comum, e sem nenhum reflexo positivo.Prestem ajuda jamais quando solicitados porém Considerem uma resposta, uma pesquisa estimule. Demonstre, desde cedo, e de forma bem concreta, quanto se valoriza a educação. Se possível monte uma biblioteca em casa e mantenha o hábito de conversar com os filhos sobre o que se passa na escola.

sábado, 24 de outubro de 2009

Esta na hora de avaliar os trabalhos da escola....




PROJETOS EXTRACURRICULARES 2009:



KARATE



EDUCANDO COM A HORTA

MONITORES DE CIÊNCIAS

AGENTES AMBIENTAIS (Laboratório de Ciências)

TRILHAS ESPORTIVAS DO SABER – Turmas envolvidas TOPAS I, II e 8ª séries

Saiba mais atavés do site: http://www.institutocontato.org.br/,

acessando no link ações – trilhas esportivas do saber.

OLHO MÁGICO – Participantes do projeto, alunos das 4ª séries -Quer saber mais?

Consulte o site: (www.institutocarijos.org.br), e acessando projetos -


  • educação ambiental

  • olho mágico.

FUTEBOL


  • Moleque Bom de Bola

Estamos chegando ao final de mais um ano letivo.Que tal sabermos, como aconteceram os projetos da Escola....


Será que todos eles aconteceram?


Será que foram úteis para os que deles participaram?


Vamos fazer de novo no próximo ano.



O que mais aconteceu na Escola EBIAS este ano? Estamos contentes com o desenvolvimento de nossos filhos e com os trabalhos realizados pela escola?


É chegada a hora de falarmos.


Participem das reuniões do Conselho de Escola.


TOPAS II

Topas
Atividade: Ensino
Local: Florianópolis : Santa Catarina : Brasil

Quem sou eu
Adolescentes de 13 a 16 anos que aprendem de uma forma diferente lições de cidadania para a construção de um mundo melhor!!!
AQUI OS ALUNOS TIVERAM OPORTUNIDADES DE TRABALHAR COM TEMAS MUITO IMPORTANTES PARA O SEU DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, SOCIAL E EMOCIONAL ALEM DA SOCIALIZAÇÃO TÃO NECESSÁRIA NESTA IDADE EM QUE ESTES JOVENS SE ENCONTRAM....
Entre os temas que eles puderam trabalhar, estudando e trocando idéias encontramos:
Visitem o Blog desta turma, vocês vão ficar encantados com tantas coisas que eles aprenderam para sua vida futura.
Parabéns a todos voces que participaram deste lindo e eficiente projeto.
Aos alunos que conseguiram superar a barreira da aprendizagem, os meus votos de que voces sempre se lembrem de se dar sempre uma nova chance em suas vidas.
Cristina Salvanha
Presidente do Conselho de Escola.
Visitem o Blog , é só clicar no endereço amarelinho ai embaixo.

TOPAS I

Turma I TOPAS
Cachoeira Topas (Todos Podem Aprender Sempre)
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil



TOPAS I DISCIPLINA / PROFESSORES

Língua Portuguesa: Leila Metzker

Matemática: Gislaine Studzinski

Ciências: Ricardo Santos do Carmo

Geografia: Ana Elisa Soler Pereira

História: Ednéia Martins

Inglês: Andressa Standnik Custodio

Artes:

Educação Física: Debora Brandalise Machado

Projeto Futebol: Hamilton F.

PROFESSOR REGENTE: Renata Batista Garcia

O TOPAS 1 EBIAS é formado por 14 alun @ s entre meninos e meninas que pretendem este ano superar limites, conquistar espaços, todas sorrir e comemorar as realizações que estão por vir!

A vocês meus queridos, boa sorte nesta trajetória, longe vamos, com certeza e estarei com vocês para o que der e vier! Abraços Prof Renata

Cachoeira Topas (Todos Podem Aprender Sempre)
Sejam bem vindos! Querid @ s alun @ s, que 2009 seja um ano de realizações e que este blog seja um meio de comemorar com tod @ s as nossas conquistas!


Beijos da Prof Renata

O QUE É O TOPAS PRA MIM...

O TOPAS PRA MIM ÉUMA SEGUNDA CHANCE PRA QUEM JÁ REPROVOU MAIS DE UMA VEZ.

NO TOPAS EU VOU APRENDER SOBRE VÁRIAS COISAS .

TAMBÉM VOU APRENDER CONTEÚDOS DA 6ª, 7ª E 8ª SÉRIES.

EU FUI PRO TOPAS PARA TER UMA SEGUNDA CHANCE.

NOME: EDUARDO

que é o TOPAS para mim

O topas é importante para mim porque é uma chance na minha vida
Minha opinião é que tenha em todas as escolas, para dar chance para todas os alunos para que estão atrasados, para que tenham uma nova oportunidade.
Olga Cristina Camargo Delfes.


QUE BOM NÉH GENTE...

GANHAR UMA NOVA CHANCE E APROVEITÁ-LA É MUITO INTELIGENTE.

PARABÉNS AOS ALUNOS QUE ESTÃO CONSEGUINDO DAR UM RUMO NOVO ÀS SUAS VIDAS.
QUE DEUS OS PROTEJA

MARIA CRISTINA
PRESIDENTEDO CONSELHO DE ESCOLA.

A Nossa Biblioteca.....



Vamos conhecer um pouco sobre a Nossa Biblioteca:
Nome: Universo do Saber
EBIAS Biblioteca da Escola Básica Intendente Aricomedes da Silva
situada n º Bairro Cachoeira do Bom Jesus - Florianópolis SC --
A Srt ª Elizangela é a responsável pela nossa Biblioteca.
Ela cuida com carinho especial e é auxiliada pela prof ª Celma e pela Sr ª hamilta.
A biblioteca da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva atende a todos os alunos e professores da escola, como bem como pessoas da comunidade que pesquisar PRECISAM Ou até mesmo para empréstimo de livros.
Fica aberta de segunda a sexta-feira das 8:00 às 17:00.
Possui um cronograma de empréstimo e troca de livros aos alunos de 1 ª a 8 ª série.
No período matutino a professora Celma desenvolve o projeto da Hora do Conto com as turmas de 1 ª a 4 ª série.
É um momento muito rico qual não As crianças são incentivadas Desenvolver um ao ouvir sua imaginação como NARRAÇÕES das histórias contadas pela professora, bem como o gosto pela leitura.

Blog da Biblioteca Endereço eletrônico:Para entrar é só clicar aqui embaixo nas letras rosas....

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Este é o Blog do Jornal da EBIAS....

Aqui você encontra todos os textos e imagens que foram publicados nas edições do jornal.
É muito importante que você colabore deixando uma mensagem na parte COMENTÁRIOS.
Mas o que é um Blog?
Blog é uma abreviação de Weblog. Qualquer registro freqüente de informações pode ser considerado blog (últimas notícias de um jornal on-line, por exemplo), ele pode trazer qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins.

Utiliza-se de textos geralmente sucintos e padronizados.
É contextualizado e interpretado por comentários.
É atualizado diariamente ou várias vezes por dia.
Possui acesso público e gratuito ao conteúdo da página.

O endereço do blog do nosso jornal é:
http://jornalebias.blogspot.com
Acesse e deixe seu comentário.

Por: Professora Juliane Baseggio

Sala Informatizada da EBIAS....




Quem com muito carinho e dedicação , coordena a Sala Informatizada da EBIAS, é a professora Angela Hoppen.


Ela é uma Pedagoga com Pós-Graduação em Psicopedagogia. Tem como função, articular junto aos professores, atividades e projetos que envolvam o uso das mídias na Educação de forma a possibilitar uma melhoria na qualidade do processo ensino-aprendizagem dos nossos alunos


Este então é Blog da Sala Informatizada da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, situado na Cachoeira do Bom Jesus, Florianópolis/SC. Ele foi criado com o objetivo de divulgar e socializar os projetos e atividades realizados nesse espaço informatizado de aprendizagem, desenvolvido em parceria com os professores das diversas áreas do conhecimento.

Venha visitar o Blog da Sala informatizada. Confira e comente nossas produções.

Para entrar, basta clicar no endereço aqui embaixo.

http://si-ebias.blogspot.com

Felicidades aos Professores da EBIAS, pela passagem seu dia!!!!!

Quanto tempo sem postagem....




Infelizmente , por problemas de saúde, fiquei quase um mes sem passar por aqui.
Muitas coisas aconteceram desde o nosso último encontro. Estou aguardando que a nossa secretaria me passe a ata da última reunião realizada em 30 de setembro pp, para que eu possa colocá-la aqui para que todos tomem conhecimento.
Nesta reunião algumas regras foram organizadas pelos conselheiros presentes. A única presença fora os Conselheiros , foi a do Senhor Francisco,mais conhecido por todos como Franco, nosso secretario de Escola, que muito nos agradou com sua presença.
Após a reunião do Conselho de escola , tivemos a reunião dos professores e dos funcionarios que deveria ter acontecido no dia 07 de outubro, mas que foi transferida para o dia 13 de outubro, por ser mais conveniente para que todos os funcionários estivessem presentes.
Neste dia muitas decisões importantes foram tomadas, como por exemplo, a necessidade de melhorar a qualidade da Educação prestada pela escola. Para que isto possa ocorrer , há necessidade de que todos os envolvidos no processo de Ensino - Aprendizagem, estejam preparados para as mudanças que ocorrerão em todos os segmentos da nossa Escola.
Durante todo o mes de Novembro, algumas ações serão feitas para que todos os pais de alunos tomem conhecimento das mudanças propostas e que deverão ser aprovadas pelo Conselho de Escola, ainda este ano, para que possam ser iniciadas no ano de 2010.

Agora, já estou bem melhor e poderei retomar as minhas atividades junto à nossa EBIAS.

Aguardem novidades maravilhosas....

quinta-feira, 1 de outubro de 2009