terça-feira, 29 de setembro de 2009

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO.

Especialmente para a Língua Portuguesa.

Para estudantes dos Cursos Fundamental e Médio.

JOSÉ CARLOS DUTRA DO CARMO.

SITE: www.minhahistoria.net (já acessado por mais de um milhão de pessoas).

PRIMEIRA PARTE.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E REDAÇÃO.

Não adianta recorrer a cursos para esses assuntos. Será pura perda de tempo e de dinheiro. Estudantes acomodados e preguiçosos acham que aulas particulares vão solucionar seus problemas. Mas não os resolverão. A única maneira de aprimorar seu desempenho na interpretação de textos e redação é ler, mas ler muito, intensamente. Para jovens a partir de 8 anos, as melhores obras literárias do Brasil são os livros das coleções VAGA-LUME e PARA GOSTAR DE LER, ambas da Editora Ática. Todos os exemplares vêm acompanhados de fichas de avaliação.

SEGUNDA PARTE.

Pesquise os LINKs DO SITE WWW.MINHAHISTORIA.NET.

Acesse a página e adicione-a aos Favoritos. Em seguida, clique no link que desejar.

PORTUGUÊS.

6.265 exercícios de gramática, com respostas, e 2.298 exercícios de interpretação de textos e gramática, também com gabarito.

A ARTE DE REDIGIR.

Leia o texto de vez em quando.

MANUAL DE TÉCNICAS DE REDAÇÃO.

257 dicas preciosas e indispensáveis para quem pretende redigir bem, corretamente e obter boas notas em redação. Leia as dicas sempre que achar necessário.

MATEMÁTICA PARA CONCURSOS DE NÍVEL MÉDIO.

Se quiser adquirir uma base sólida em Matemática para o resto da vida, resolva todos os exercícios sobre Números Inteiros, Decimais e Fracionários. Nos vestibulares e concursos cai uma média de 15 questões sobre os referidos assuntos.

INTERNET.

O estudo pela Internet é rápido e eficiente. O material didático está sempre atualizado. Portanto, agora você dispõe de um ótimo link para tirar dúvidas de várias matérias.

VESTIBULAR.

200 dicas objetivas, condensadas, mas bastante abrangentes, sobre o tema “Vestibular”. Leia-as algumas vezes, mesmo que esteja distante de prestar o concurso.

MENSAGENS.

As 66 mensagens mais belas da Internet. Sua leitura é muito agradável, repleta de lindíssimas mensagens, de conteúdo profundamente filosófico e educativo.

PIADAS.

São 68 textos gramaticalmente impecáveis, de leitura prazerosa e divertida.

DIGITAÇÃO.

É importantíssimo saber digitar bem, corretamente e com rapidez. O digitador “cata-milho” terá pouca chance no mercado de trabalho e correrá sério risco de ser reprovado em um concurso. Saiba que digitar tecnicamente, com todos os dedos, é fundamental.

LITERATURA BRASILEIRA.

Quando for comprar livros, pesquise nesse link, que oferece ótimas sugestões literárias.

VOCÊ QUER PASSAR EM CONCURSOS?

Quando terminar o Ensino Médio e for se preparar para concursos, acesse esse link, que contém dicas preciosas e indispensáveis para quem pretende estudar de forma adequada, correta e eficiente.

TERCEIRA PARTE.

Um “material” diversificado e riquíssimo, que lhe será de vital importância no estudo da Língua Portuguesa. Sites espetaculares, nos quais poderá estudar Português de forma bastante inovadora e diversificada.

1. www.sualingua.com.br

2. www.gramaticaonline.com.br

3. www.paulohernandes.pro.br

4. intervox.nce.ufrj.br/~edpaes/gramatic.htm

5. www.linguabrasil.com.br

6. www.cave.com.br

7. ciberduvidas.sapo.pt

8. www.coladaweb.com/portugues

9. www.geocities.com/quaio/morfologia

10. www.universal.pt/main.php?id=69

11. www.portrasdasletras.com.br

12. www.priberam.pt/dlpo/gramatica/gramatica.aspx

13. www.brazilianportugues.com

REFORMA ORTOGRÁFICA.

Com o advento da reforma ortográfica, ficou bem mais difícil estudar a Língua Portuguesa. Os 7 links abaixo serão suficientes para deixá-lo totalmente inteirado das mudanças ocorridas. Tenha o máximo de cuidado para não resolver exercícios antigos, desatualizados, que muito prejudicariam seus estudos.

1. www.reformaortografica.net

2. www.portuguesaonline.blogspot.com

3. reformaortografica-2009.blogspot.com

4. www.dgrh.unicamp.br/reformaortografica

5. www.abril.com.br/reforma-ortografica/hifen.shtml

6. www.celsojunior.net/blog/2008/12/20/guia-reforma-ortografica-2009-novas-regras-de-ortografia-e-gramatica

7.g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL936903-5604,00-IMPRIMA+GUIA+DA+REFORMA+ORTOGRAFICA.html

BIBLIOTECAS VIRTUAIS.

Sites com centenas de textos e downloads gratuitos de livros dos autores mais consagrados das Literaturas Brasileira e Universal.

1. Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre:

www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

2. EAD - VIRTUAL: 330 livros para download:

www.eadvirtual.com.br/moodle/mod/resource/view.php?id=572

3. 325 livros disponíveis para download: www.rccg.biz/Down/livros.htm

4. Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa - BIBVIRT:

www.bibvirt.futuro.usp.br/index.php/textos/literatura/por_autor

5. Virtual Book Store - Literatura Brasileira: vbookstore.uol.com.br/nacional/index.shtml

6. A Biblioteca Virtual de Literatura: www.biblio.com.br

7. IG LER - Notícias e download de livros: www.igeducacao.ig.com.br/igler

8. Vestibulando Web Page: Obras Completas:

www.vestibulandoweb.com.br/vestibular-obras-completas.asp

9. Livros on-line grátis: www.tiosam.com/livros.asp

10. A Casa do Bruxo – E-books: www.casadobruxo.com.br/literatura.htm

QUARTA PARTE.

Indicação dos melhores livros de Português.

GRAMÁTICA - TEORIA.

1. Gramática Resumida: Celso Pedro Luft. Editora Global.

2. Português Descomplicado: Carlos Pimentel. Editora Saraiva.

GRAMÁTICA - TEORIA E EXERCÍCIOS, COM RESPOSTAS.

1. As Melhores Questões de Gramática: José Almir Fontella Dornelles. Editora Vestcon.

2. Gramática da Língua Portuguesa: J. João Campagnaro. 3 volumes. Papel Virtual Editora.

3. Gramática da Língua Portuguesa para Concursos, Vestibulares, ENEM: Nílson Teixeira de Almeida. Editora Saraiva.

4. Gramática para Concuros – Teoria e mais de 1.000 Questões: Marcelo Rosenthal. Elsevier Editora Ltda.

5. Nova Minigramática da Língua Portuguesa: Domingos Paschoal Cegalla. Editora IBEP.

6. Português para Concursos: Nanci da Costa Batista. Editora Freitas Bastos.

7. Português para Concursos: Renato Aquino. Elsevier Editora Ltda.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - TEORIA E EXERCÍCIOS, COM RESPOSTAS.

Interpretação de Textos: Ricardo Russo. Editora Artes e Ofícios.

QUINTA PARTE.

Não se estuda apenas nos livros escolares. Veja, abaixo, exemplos de outras fontes alternativas onde poderá adquirir uma ampla gama de conhecimentos.

CULTURA GERAL.

Não seja o último a saber das coisas! Engana-se quem acredita que apenas com os livros pode se dar bem nos estudos. A criatividade e o raciocínio são estimulados pelo informal, que, por tabela, também acaba reforçando outros assuntos. A cultura geral abre horizontes para todos os indivíduos, sob vários aspectos. Leia muito sobre temas da atualidade e troque ideias com amigos e familiares sempre que possível. Vale a pena estar em sintonia com pontos de vista diferentes, para ampliar o conhecimento e enriquecer a argumentação. É preciso conhecer cinema, literatura, música, pelo menos uma língua estrangeira e nunca desprezar qualquer oportunidade de se atualizar e aprender. Se cultura geral é bom, ter habilidade no manuseio da língua materna é imprescindível. Ler jornais, ver bons filmes, navegar na Internet, enfim, enriquecer e diversificar sua cultura irá ajudá-lo, e muito, a se manter atualizado e a expandir suas ideias. No mundo globalizado, tanto a formação quanto a informação são moedas de peso incalculáveis. Por isso, corra atrás dos noticiários, das revistas e de tudo aquilo que puder ajudá-lo a ampliar sua visão de mundo.

JORNAIS E REVISTAS.

Não se atenha somente aos livros. Cultive o lazer útil. O hábito da leitura é de fundamental importância. É uma forma de se manter atualizado sobre o que acontece no Brasil e em todo o mundo. Em vez de assistir a programações televisivas de baixo nível nos canais comerciais, leia — se possível, diariamente — jornais e revistas sérios, de alto conteúdo informativo. Veja, a seguir, as versões on-lines dos melhores jornais e revistas do país.

Jornal Folha de S.Paulo: www.folha.uol.com.br

Jornal O Globo: oglobo.globo.com/online/default.asp

Jornal do Brasil: jbonline.terra.com.br

Jornal O Estado de São Paulo: www.estadao.com.br

Revista Veja: veja.abril.com.br

Revista Época: revistaepoca.globo.com

Revista IstoÉ: www.terra.com.br/istoe

Revista Carta Capital: www.cartacapital.com.br

TELEVISÃO.

Ver e gravar programas de TV é também uma boa forma de adquirir conhecimentos. Os puristas acham que a televisão aliena e não traz conhecimento algum à população. Mas, nem sempre é assim. Televisão também é cultura, e não é à toa que existem emissoras voltadas para a educação e a cultura, como é o caso, por exemplo, da TV Cultura, de São Paulo. Para quem dispõe de TV a cabo, uma boa pedida é o canal Futura, cuja programação é quase integralmente voltada para estudantes em geral. Quer ficar por dentro dos fatos que acontecem no Brasil e no mundo? Então, assista, sempre que puder, aos seguintes programas:

Jornal Nacional e Globo Repórter, da TV Globo, e Sem Censura, da TV Brasil. Para quem é assinante da SKY, o Canal 40 – Globonews - possui uma vasta programação, extremamente educativa e informativa, como, por exemplo, o Programa Mundo S.A.

Tags: estudantes

Compartilhar

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

EDITAL CONVOCAÇÃO 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR DA “EBIAS”.

EDITAL CONVOCAÇÃO 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR DA “EBIAS”.

Florianópolis, 26 de setembro de 2009.

Senhor (as) Conselheiro (as),

A Presidente do Conselho Deliberativo Escolar da “EBIAS”, no uso de suas atribuições legais, convoca para a 2ª Reunião Ordinária do CDE DA EBIAS.

DATA: 30/SETEMBRO/2009

LOCAL: DEPENDÊNCIAS DA EBIAS

HORÁRIO: 1ª CHAMADA 19:00 h / 2ª CHAMADA 19:30 h

Pauta Sugerida:

1 - Entrega dos Certificados de Conclusão do Ensino Fundamental aos alunos das 8ª séries/2009

Ø Colação de Grau na UNISUL em 10 de Dezembro/2009

Ø Passeio ao Beto Carreiro Word

Ø Festa para estudantes e familiares.

2 – A postura profissional de alguns Funcionários frente a alunos, pais e até mesmo colegas de trabalho estão deixando a desejar.

Ø Melhoria no acolhimento das pessoas e nas atitudes, no portão de entrada da Escola.

Ø Melhoria no tratamento aos usuários, pela Secretaria da Escola.

Ø Cuidados no trato com os alunos.

Ø Cuidados com a postura de alguns professores e funcionários, na questão de privilégios por conta da função que exerce na Unidade escolar.

Ø Faltas excessivas dos professores ao trabalho, causando transtornos com as dispensas de alunos sem programação antecipada e a comunicação aos pais. Em caso de acidente com alunos dispensados fora do horário, quem irá ser responsável, já que nós pais deixamos os filhos na escola, acreditando que os filhos sairão no horário normal.

Ø Falta de planejamento na escolha de filmes que são passados aos alunos. Em outros momentos parece que o professor não tinha nada planejado e ai alguém traz um filme e eles vão assistir.

Ø Permanência de alunos fora da sala de aula, por motivos que não fazem parte de sua rotina diária de estudos. Quem faz estes pedidos e porque os faz? Quem autoriza e porque autoriza a retirada de alunos de dentro da sala de aula, em horário de aula. Essas autorizações para saídas de alunos de sala de aula são registradas em livro próprio?

Ø Contratação de funcionário pela APPEBIAS para ser coordenador de pátio.Para que ?

3 – Falta de participação dos pais, nas atividades escolares de seus filhos e nos eventos organizados pela Escola

Ø Reunião de pais e professores

Ø Falta de comprometimento quanto ao desenvolvimento emocional ou de aprendizagem de alguns alunos.

Ø Formação da APPEBIAS

Ø Formação do Conselho de escola

Ø Criação de oportunidades de contato e cursos sobre “SER PAIS NOS DIAS DE HOJE” promovidos por grupos especializados e que são de grande valia.

Ø Outras sugestões serão bem-vindas para superar esta dificuldade encontrada pela Escola.

4 – Rever datas de reuniões para replanejamento.

Ø Mudar horário da reunião pedagógica do dia 07 de outubro,com suspensão de aulas.Justificativa : A Escola precisa discutir com urgência o assunto, Mudança da Estrutura e do Funcionamento da Escola para o ano de 2010.

v A Escola passa por um momento de críticas, quanto ao funcionamento e estrutura que vem sendo utilizada e que não beneficia a questão do ENSINO X APRENDIZAGEM.

v Diante deste problema, foi solicitado na reunião realizada em 23 de julho/2009, pelos professores da Unidade Escolar, que agilizássemos junto ao Conselho Deliberativo de Escola, as ações necessárias para que a Escola EBIAS, passe a trabalhar a partir do próximo ano, com o Sistema de Salas Ambientes.

v Pedi aos professores, por email, que pensassem sobre três questões importantes para que o CDE da EBIAS possa juntar-se a eles nesse desafio para melhoria da questão ENSINO X APRENDIZAGEM. Foram elas:

1. Quais são as questões que atrapalham o desenvolvimento de seu trabalho, e que o impedem de alcançar seus objetivos propostos no inicio do ano letivo?

2. Que sugestão você tem para auxiliar na solução destes problemas que atrapalham o desenvolvimento de seu trabalho?

3. O que você conhece sobre o trabalho com escolas que mudaram sua estrutura e funcionamento, para salas ambientes? Comente

v Infelizmente, não recebi nenhuma resposta que pudesse orientar meu trabalho junto aos pais e CDE da EBIAS.

v Questão de ordem: Mudar o dia de reunião do CDE.

Obs.: Todos os membros da APPEBIAS, funcionários e pais ou responsáveis por alunos, que desejarem, poderão participar da reunião do CDE da EBIAS, todos tem direito a voz, porém não tem direito a voto.

Maria Cristina Lopes Salvanha

Presidente CDE da EBIAS

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Reflexão importante....

Vamos conversar sobre o assunto....Mudando a escola....


Temos em mãos a ata da Reunião Administrativa realizada em 23 de julho/2009, contendo o relato das dificuldades encontradas,que foram coletados através dos depoimentos dos funcionarios da UE, sobre aspectos positivos e negativos.
Temos também em mãos o levantamento feito pelos membros da APPEBIAS, sobre as dificuldades que os alunos tem encontrado na sua vida diária em companhia de professores e funcionários na Escola e que prejudicam seus objetivos que deveriam ser ,uma aprendizagem de melhor qualidade.
Vamos nos ater especialmente aos pontos negativos, elencados pelos segmentos totalmente envolvidos na questão ENSINO X APRENDIZAGEM , ou seja os alunos, os professores, demais funcionarios e nós, pais ou responsáveis pelos alunos.

Devemos todos nós que convivemos com os alunos, como seus pais, parentes, professores e funcionários, termos em mente que nós estamos sendo os grandes EDUCADORES das nossas crianças, não importando o cargo que ocupamos.
Lembrando-nos sempre que a Escola possui um PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO, que tem uma fundamentação teórica, uma concepção de Homem, e que busca através de estudos, uma concepção de Sociedade , um Objetivo Geral da Escola e alguns Objetivos Específicos .

OBJETIVO GERAL DA ESCOLA

Proporcionar a formação de pessoas para uma vida inspirada numa cultura de paz, amor, justiça, liberdade e felicidade, através da reflexão e vivência de valores pessoais, sociais, morais e espirituais

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Propiciar ao aluno formação integral, autonomia intelectual, pensamento crítico, preparação básica para o trabalho e cidadania, compreensão dos fundamentos científicos e técnicos dos processos produtivos.
  • Oferecer um ensino de qualidade, possibilitando ao educando o desenvolvimento da sua capacidade de aprender, tendo em vista o processo de construção e reconstrução de conhecimentos, de habilidades e a formação de atitudes e valores.
  • Possibilitar ao aluno(a) a compreensão da realidade em que está inserido, participando da vida em sociedade nas suas dimensões sociais, políticas e culturais, assegurando a formação indispensável para o exercício da cidadania e consequente participação em uma sociedade democrática.
  • Operacionalizar os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
  • Criar oportunidades de aprendizagens significativas no contexto escolar desenvolvendo projetos.

Assim , solicito aos Conselheiros que discutam com seus pares ,sobre as questões que deixam dúvidas quanto ao que podemos fazer para que a nossa Escola possa mudar a sua Cara e melhorar a questão do Ensino-Aprendizagem.....

  1. Quais são as questões que atrapalham o desenvolvimento de seu trabalho,e que o impedem de alcançar seus objetivos propostos no inicio do ano letivo?
  2. Que sugestão você tem para auxiliar na solução destes problemas que atrapalham o desenvolvimento de seu trabalho?
  3. O que você conhece sobre o trabalho com escolas que mudaram sua estrutura e funcionamento, para salas ambientes? Comente

O resultado destas discussões com a opinião dos seus companheiros de segmento, deverão ser encaminhados à presidente do Conselho de Escola, até 24 de setembro de 2009 para que seja providenciada a pauta do nosso encontro no dia 30 de setembro, às 19:00h, nesta Unidade Escolar.
Para os Conselheiros:que trabalham na Escola, hoje é dia 15 de setembro, como os professores de 5ª a 8ª series, estarão em Conselho de Classe, e as séries iniciais em aula normal, gostaria que que aproveitassem alguns desses momentos, para conversar sobre estas questões, com seus pares.
Caso existam outras questões que seus pares achem necessário que sejam também discutidos pelo CDE, podem fazer também o encaminhamento de tudo, até dia 24 de setembro.
Lembrem-se que todos devem saber o que será discutido nas reuniões do Conselho de Escola, com antecedência de no mínimo 72 horas.

Obrigada a todos pela colaboração.
Maria Cristina L.Salvanha,
Presidente do Conselho Deliberativo de Escola.

Caros Amigos da "EBIAS"


Mudando nossa Escola....
É chegada a hora de nossa luta por uma Educação de mais qualidade em nosso Bairro, Cachoeira do Bom Jesus. Ela pode acontecer, através de mudanças na estrutura e no funcionamento da nossa Escola Básica Aricomedes da Silva.
Após reunião de funcionários e de pesquisa de sugestões feita pela APPEBIAS, com os alunos da escola, nós nos reunimos para discutir alguns pontos.Tanto alunos,como professores e funcionários desejam que a Escola se modifique e que dê reais oportunidades para que os alunos possam se desenvolver mais na questão da Aprendizagem e os professores possam desenvolver melhor a questão do Ensino.
O que podemos fazer? Temos uma sugestão que já há alguns anos a escola, através supervisor Gerson e alguns professores, se colocam à disposição para implementar, porém não foi possível ainda.
I -SITUAÇÃO
  1. A implantação das Salas-ambiente na escola deve ser realizado , exigindo uma nova organização escolar.
  2. Todos os segmentos da Unidade Escolar ,professores, alunos e funcionários necessitam rever suas práticas e se apropriar do novo funcionamento da escola, o que leva tempo e requer grande investimento de todos.
  3. Toda a equipe técnica e pedagógica, os professores, alunos e funcionários devem ter oportunidade de discutir profundamente as consequências dessa mudança.
  4. A Coordenadora Pedagógica, será um elemento importante para auxiliar os professores a organizarem adequadamente os materiais disponíveis ,para que:
  • Haja o uso de todos os materiais disponíveis e organização de regras para o trabalho, e, em muitos casos, melhoria na qualidade das aulas.
  • Orientar , junto com os professores e demais funcionários , os alunos que ainda não sabem como se comportar nessa nova dinãmica de aula e se sentem perdidos frente a essa proposta.

ENCAMINHAMENTOS

  1. A implantação das salas-ambiente requer grandes mudanças - de atitude, de organização e de didática exigindo, de todos, uma nova postura no "estar na escola ;
  2. Uma organização de horários bastante precisa e criteriosa deve ser feita, de preferência, antes da atribuição das aulas, para que professores e alunos possam se movimentar adequadamente nesse novo espaço;
  3. As regras de uso, de manutenção das salas, de escolha dos materiais e de comportamento dos usuários precisa ser profundamente debatida com cada segmento:
  • Os professores que partilham do mesmo espaço,
  • Os alunos que usam as salas e se movimentam pela escola,
  • Funcionários que as organizam e as mantém limpas.


Esse investimento inicial torna o processo mais transparente, pois todos se sentem mais responsáveis pela sua utilização;
Embora a nova organização e a variedade de materiais didáticos sejam grandes facilitadores do bom andamento do trabalho pedagógico, a mudança na organização do espaço não leva necessariamente a uma mudança da prática será necessário :

  • A realização de oficinas com professores de cada disciplina pode ser uma boa forma de discutir as diversas possibilidades de atuação do professor, o bom aproveitamento dos materiais e a otimização do espaço.
  • Nesses momentos, pode-se ainda aprofundar a discussão sobre os procedimentos e os objetivos das atividades desenvolvidas.
  • Postado por Cris Salvanha às 16:30

Carta da Emíla....Pedido de ajuda!!!!!


NESTE TEXTO, PODEMOS OBSERVAR O QUE ACONTECE QUANDO NÃO HÁ EXTENSA DISCUSSÃO COM TODOS OS SEGMENTOS SOBRE REFORMAS NA ESTRUTURA E NO FUNCIONAMENTO DE UMA ESCOLA.REPAREM BEM NO DRAMA DA COORDENADORA EMÍLIA.
Paraíso, ... de novembro de 1998.
Querida Clarice,
Espero que esteja tudo em ordem por aí? E a casa, já encontrou? Você não me falou mais sobre este assunto e estou curiosa por saber se você já resolveu este problema.
Falando em mudança de casa, sabe de uma coisa: essa situação até que é bem parecida com a que passamos aqui na escola, com a implantação das salas-ambiente. Agora, as salas estão lindas, com muitos materiais e tudo organizado nos armários...
Toda a idéia começou no ano passado, quando discutimos bastante a questão do ensino-aprendizagem e os professores alegaram que, se tivessem mais recursos, poderiam melhorar as suas aulas.
Para atender a essa demanda, a direção e o Conselho de Escola decidiram, então, priorizar a implementação das salas ambiente . o que acabou se concretizando nas últimas férias.
A escola ficou com outra cara!Para os professores, que estavam de férias, foi uma surpresa encontrar a escola cheia de material e com tudo arrumadinho nas salas.
Hoje, porém, acredito que a surpresa foi nossa... O fato de não termos discutido anteriormente com eles a respeito da utilização dos novos recursos e da reorganização do espaço acabou provocando muitos equívocos que poderiam ter sido evitados.
A sala-ambiente de Ciências, por exemplo, tem materiais muito interessantes,mas os alunos só podem observá-los, porque eles ficam ,na maior parte das vezes, trancados em um armário de vidro.
O professor, nas aulas, continua trabalhando do mesmo jeito que fazia quando os materiais não existiam: explica o conteúdo, passa um questionário e, quando muito, mostra (só mostra!) algum material...
Os alunos também continuam como antes: ficam apáticos e não participam da aula. Além disso, tenho observado que o rendimento nessa disciplina está igual ao do ano passado. O que me parece é que esse professor, ainda que domine muito bem os conhecimentos da sua área, não consegue utilizar, em suas aulas, os recursos que estão disponíveis para motivar e favorecer a aprendizagem dos alunos.Na sala de Matemática, a questão não está muito diferente.
Outro dia visitando a sala, vi o professor utilizando o material dourado para fazer uma demonstração, enquanto os alunos observavam.Fiquei com "a pulga atrás da orelha" com o fato de os alunos não estarem, eles mesmos, usando um material que, a princípio, deveria ser manipulado por eles; resolvi, no intervalo, conversar com o professor.
Ele me disse que não deixava os alunos usarem o material porque, além de só haver três caixas, poderia acabar estragando ou perdendo peças.
Percebi que seria importante discutir com todos professores a respeito das possibilidades de encaminhar atividades em que os alunos usassem os materiais disponíveis e, mais do que isso, da necessidade do estabelecimento de normas para o uso destes materiais. Isto porque, em praticamente todos os casos, o uso adequado do material tem sido um problema.
Na sala de Geografia, por exemplo, observei uma situação diferente da que acontecia nas de Ciências e de Matemática. Os materiais estavam espalhados por toda a sala, enquanto os alunos gritavam para conseguir usar algum deles...
Uma verdadeira bagunça! Não sei nem como a professora conseguia dar aula! Inclusive, não devia conseguir mesmo, já que um grupo de representantes de classe foi reclamar para a Diretora que os alunos não estavam aprendendo nada em Geografia porque as aulas eram uma confusão.
_"Não estou entendendo!"... A instalação das salas - ambiente, ao invés de envolver mais os alunos nas aulas, que era o que eu esperava, tem feito o contrário! Eles estão cada vez mais indisciplinados e, além disso, têm aproveitado o fato de terem que trocar de sala para, simplesmente, "cabular" aulas, ficando pelos corredores...
Sabe, Clarice, todos esses problemas e reclamações me deixaram bastante preocupada. Tenho pensado, "cá com os meus botões", que a simples instalação das salas- ambiente não é a única responsável, realmente, pela mudança na prática dos professores - é como esperar que um passeio do Cascão à praia o fizesse gostar de água, não é mesmo?..
Na verdade, as mudanças dependem de muita discussão e de apropriação da proposta.Cheguei até a analisar os planos de ensino de todos os professores para ver se encontrava, nas estratégias de trabalho, algumas atividades que contemplassem a riqueza do material e que, além disso, fossem ponto de partida para uma discussão.
Tudo em vão...Pensei, então, em fazer algumas oficinas para ensiná-los a usar os materiais. O que você acha da minha idéia? Você conhece algumas experiências interessantes que possam me ajudar a resolver esse problema?
Afinal, quando o assunto é sala-ambiente, você já deve estar "expert", porque elas foram implantadas na sua escola há algum tempo.
Escreva-me logo, porque vou esperar ansiosamente pelas suas dicas,
Um beijão,
Emília....

Resposta para Emília....



Campos do Serrano, ... de novembro de 1998.




Querida Emilia,



Estou muito contente! Sabe que na semana passada fomos ver um sobradinho que está à venda!? Eu adorei! Além disso, parece que a proposta de financiamento é viável pro nosso bolso, vamos acabar fazendo negócio. Não é ótimo?Gostei muito de saber que você reviu o Paulo, deu até saudades daquela época... Se você o vir de novo, mande lembranças.

Recebi ontem sua última carta contando sobre o funcionamento das salas- ambiente em sua escola e me identifiquei muito com o problema.Quando elas começaram a funcionar aqui na minha escola, eu tinha,como você, expecta-tivas bem mais altas quanto aos resultados: achei que os professores iriam revolucionar o ensino nos dois primeiros meses após a instalação das salas e os alunos passariam a adorar as aulas!

Não foi o que ocorreu. Apesar de já termos terminado a implantação física das salas há quase um ano, sua utilização está sendo um desafio para todos da escola até hoje: alunos, professores, direção e, evidentemente, para mim também.

Você já ponderou sobre como a implantação dessas salas mexe com atitudes e práticas escolares antigas? Veja:



  1. Quem passa a se movimentar são os alunos (que são jovens e em número bem maior) e não os professores (que são adultos e em número bem menor);

  2. A elaboração do horário dos professores passa a ter outros referenciais, tais como: as aulas passam a ser agrupadas por blocos e por períodos em cada sala ambiente e não por blocos de classes (o que tem que ser feito, preferencialmente, antes da atribuição de aulas);

  3. A introdução de aulas duplas torna-se fundamental, não só para maior aproveitamento das aulas, como também para a diminuição da circulação dos alunos pelo prédio; professores e alunos passam a se utilizar de recursos comuns (vídeos, mapas, revistas, fantoches, livros, sucatas, retro projetor, kits de laboratório etc.), o que exige a elaboração coletiva de regras de manutenção e uso desses materiais que têm que ser respeitadas por todos os envolvidos pois caso contrário, ninguém quer se responsabilizar por nada e muitoscomeçam a discordar de tudo.

Eu, a Diretora e a Vice quebramos a cabeça no começo da implantação das salas. Tivemos que desencadear um processo de planejamento que envolveu praticamente toda a escola:



  1. Reunimos os professores para que opinassem sobre os materiais necessários em cada área, a forma como seriam distribuídos nas salas e sobre quais poderiam ser comuns a várias salas etc.;

  2. Tivemos também que conduzir uma negociação "dura" com eles para a elaboração do horário. Você sabe como é difícil para as pessoas abrirem mão de interesses pessoais...

  3. Orientamos os professores-coordenadores de classe para ouvir os alunos e discutir com eles regras e normas, tanto para a movimentação inter-salas como para a utilização e manutenção dos materiais dentro das salas.

  4. A leitura do fascículo 7 do "Raízes e Asas" forneceu orientações interessantes sobre como distribuir responsabilidades na sala.

  5. Alguns professores decidiram partilhar com os alunos a distribuição e arrumação dos materiais dentro de cada sala.

  6. Reunimos também serventes e inspetores de alunos para que opinassem sobre as normas de funcionamento das salas.

Articular toda essa participação deu um trabalhão! Mas, olhando agora, acho que esse investimento valeu a pena! O processo ficou mais transparente e todos estão mais identificados com o ambiente e se sentindo mais responsáveis pela sua utilização.
Estou chegando à conclusão, Emilia, que atualmente, na escola, não dá para a gente decidir e nem tocar nada sozinhas. Pra dar certo, tudo tem que ser socializado, partilhado e discutido...
Deduzi que você também já percebeu que só modificar a organização da sala de aula não garante mudanças nas práticas docentes.
Os Professores entram para trabalhar nas novas salas carregando suas antigas teorias, convicções e saberes...
As salas- ambiente não têm, como até pensamos inicialmente, o poder mágico de transformar a prática dos professores, pois isso exige a revisão de nossas concepções de ensino e de aprendizagem.
Tudo isso é um processo gradativo, resultado das muitas leituras e discussões que fazemos com outros professores, na escola, no PEC etc ...
Você não deveria encarar esse momento que a sua escola está vivendo como negativo. Acredito que as salas- ambiente podem realmente atuar como grandes facilitadoras e enriquecedoras do trabalho escolar, principalmente se forem pensadas junto com a formação dos professores.
Considero a sua idéia de fazer oficinas para discutir a utilização dos recursos da sala-ambiente um ótimo caminho. Aliás, foi uma das estratégias que usei. Os professores traziam relatos das atividades desenvolvidas com os alunos na sala-ambiente.

Orientei, antes, que era importante o professor especificar como o material tinha sido utilizado, como tinham sido negociadas e geridas as regras para o desenvolvimento da atividade, o convívio na sala de aula, a utilização e a manutenção do material.
Fizemos uma boa discussão sobre cada relato, explorando:


1. O que o professor pretendia com a atividade?

2. Por que ela foi organizada daquela forma?

3. Que teorias de aprendizagem embasavam essa prática?

4.Algumas discussões ficaram tão ricas que chegamos, em alguns casos, a sistematizar a "Visão da Área".

5.Discutimos, também, como um mesmo recurso podia prestar-se a vários temas, vários momentos e várias situações.

Ficou mais claro para os professores que, quando o aluno é orientado na sua interação com os materiais pedagógicos, tem mais condições de estabelecer relações entre o conhecimento escolar, sua vida e o mundo.
Além disso, uma nova organização da sala de aula pode facilitar o desenvolvimento da observação, a interação entre os alunos e a criatividade.
Apesar das oficinas terem sido muito produtivas e os professores terem gostado bastante, ainda temos problemas com as salas– ambiente , pois alguns professores continuam com medo de deixar os alunos manusearem os materiais.
Tudo o que tenho lido atualmente sobre sala-ambiente parece indicar que os melhores resultados têm sido obtidos nas escolas que têm mais autonomia, gestão colegiada, formação contínua de educadores e uma coordenação pedagógica eficiente.
Isto,reforça a idéia da sala-ambiente como um "meio" e não como um "fim".



Recomendo também que você leia o caderno "A escola de cara nova", da CENP/SEE-SP, que dá dicas sobre a organização das sala -ambientes em todos as disciplinas.



Vou parar por aqui, pois já está na hora de pegar meu filho mais novo na escola.Um grande abraço,

Clarice

Escola de Salas Ambientes....Você sabe o que é?






Você não sabe????!!!!!


precisa procurar saber ......

o que elas podem proporcionar


aos seus filhos....


que são


os nossos alunos....

Precisamos


estar

atentos.....

e sempre


bem Informados!!!!!

Sala Ambiente....






É uma sala de aula na qual dispõem-se recursos didático-pedagógicos que atendam um fim educacional específico.

A idéia é fazer o aluno interagir com uma maior diversidade de recursos e materiais pedagógicos e ter mais condições de estabelecer uma relação entre o conhecimento escolar, a sua vida e o mundo.

Além disso, o conceito de sala ambiente considera que o quadro negro não é único recurso válido no processo de ensino-aprendizagem na forma presencial.

A idéia de organização escolar em salas ambiente concebe uma especialização das salas de acordo com as disciplinas que sediarão.

Assim, pode-se ter salas de geografia, de história, matemática etc.,
E serão os alunos, não mais os professores,que se deslocarão entre as salas a cada mudança de aula.

O objetivo desta organização de espaços é que cada sala, uma vez especializada, conte com os subsídios materiais necessários para a ilustração e enriquecimento das aulas.

Conjuntos de mapas, fotos e gravuras nas salas de geografia;
microscópios, substâncias químicas, órgãos e animais conservados em formol na sala de ciências, e assim por diante.

Para que as salas ambiente reflitam maiores oportunidades de aprendizagem aos alunos, e não sejam depósitos de materiais, é indicado o planejamento que favoreça a utilização dos espaços e do tempo.

A participação dos alunos no planejamento também é indicada pois possibilita o maior envolvimento deles no dia-a-dia da escola.

programa de Fortalecimento dos Conselhos de Escola.



Ministério da Educação :

As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.

Os conselhos escolares são constituídos por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.

Cabe ao conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas.

Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores

Objetivos:

*Ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas; *apoiar a implantação e o fortalecimento de conselhos escolares;
*Instituir, em regime de colaboração com os sistemas de ensino, políticas de implantação e fortalecimento de conselhos escolares; *promover em parceria com os sistemas de ensino a capacitação de conselheiros escolares; *estimular a integração entre os conselhos escolares;

*Apoiar os conselhos escolares na construção coletiva de um projeto educacional no âmbito da escola, em consonância com o processo de democratização da sociedade;

*Promover a cultura do monitoramento e avaliação no âmbito das escolas, para a garantia da qualidade da educação.

Parceiros:

A execução do programa é de responsabilidade da Secretaria de Educação Básica (SEB), por intermédio da Coordenação-Geral de Articulação e Fortalecimento Institucional dos Sistemas de Ensino (Cafise) do Departamento de Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino (Dase).

O programa conta com a participação de organismos nacionais e internacionais em um grupo de trabalho constituído para discutir, analisar e propor medidas para sua implementação.

Participam do Grupo de Trabalho do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares:

*Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
*União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
*Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
*Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
*Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
*Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Capacitação:

Várias estratégias serão utilizadas para a capacitação de conselheiros escolares, entre elas:

*Cursos a distância para a capacitação de conselheiros escolares, técnicos e dirigentes das secretarias municipais e estaduais de educação.

*Protocolos de cooperação entre as secretarias municipais e estaduais de educação e o Ministério da Educação, para a realização de cursos de capacitação de conselheiros escolares, utilizando o material instrucional produzido para este programa.

*Videoconferências com o objetivo de mobilizar e sensibilizar os conselheiros escolares para a importância de sua atuação, na garantia da gestão democrática da escola

Legislação:

Em todo país, ações vêm sendo desenvolvidas em prol da implantação e do fortalecimento dos Conselhos Escolares. Muitos sistemas de ensino já definiram as suas normas de gestão democrática do ensino público de acordo com as suas peculiaridades (conforme orienta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB).

Este espaço foi criado para divulgar tais iniciativas, disponibilizando um acervo para consultas diversas. Os sistemas de ensino que ainda não foram incluídos devem enviar sua legislação acerca do Conselho Escolar para:
'conselhoescolar@mec.gov.br

Postado por Cris Salvanha às 20:49