quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Reunião do Conselho de Escola....

Aos dez dias do mes de novembro do ano 2009, reuniram-se alguns conselheiros do CDE da EBIAS, junto aos senhores, Mauricio Comasseto, ,Presidente da APPEBIAS e do Sr Luiz Neto , amigo da Escola EBIAS, com a presença da senhora Marizilda, diretora da Unidade Escolar.Esperamos até as 19:30 horas para que pudessem chegar outros membros deste Conselho.Não havendo mais presenças a reunião foi iniciada, com a Diretora Marizilda, nos colocando sobre as rematriculas e matriculas para o ano 2010, j[á que este era o primeiro assunto de nossa pauta.O segundo assunto tratado, foi a presença de uma modalidade de arte marcial para nossos alunos, com inicio previsto para a próxima sexta feira.Após uma pequena conversa entre os presentes ficamos acordados que este momento não é propicio para que tenhamos nada novo na escola e que devemos esperar e conversar com os professores das areas esportivas que vem sendo trabalhadas durante este ano, pois percebemos que é necessario que se reveja os ideais e os objetivos de cada uma delas.,Portanto deveremos pensar sobre o assunto para o próximo ano, já que existe necessidade de comprar-se um tatame que importará em pelo menos R$ 1000,00 ( hum mil reais) e que a escola neste momento não possui nenhuma chance de compra.Quem sabe, colocando a proposta para a Escola Aberta /2010, seja possível esta compra.A terceira questão foi o que já temos conversado em reuniões anteriores quanto às faltas excessivas dos professores e a dispensa dos alunos, transformando-se em problemas sérios para a escola e para os pais.Sobre este assunto, ficou exclarecido que as faltas com atestado médico, não podem ser contestadas pelo diretor de escola e que cada funcionario pode dar tres faltas no mes, apresentando atestado de medicos particular.Não há por parte da prefeitura municipal de Florianopolis, uma cobrança quanto ao compromisso dos funcionários com a Escola, e quando a direção por entender que o funcionário não justificou sua ausencia , e aplica a Lei, dando-lhe uma falta código 04, é convidada a reavaliar e pagar o dia ao funcionário, por escrito.Assim, fica complicado mesmo.Ficou acordado que na hora de dispensar os alunos, nas ausências de professores será observado que os alunos que esperam irmãos, e cujos pais vem buscá-los na saída do turno, deverão permanecer na unidade escolar, em local onde possam estar acolhidos e onde suas presenças não causem prejuizos aos outros.A Senhora diretora, comunicou ainda que no próximo domingo dia 15 de novembro, a escola será utilizada pelo TRE, para aplicação de provas,e que o TRE esta à procura de fiscais para aplicação das provas e que será pago um valor de R$50,00 para cada pessoa e o horario de trabalho será das 14:00h até as 20:00 hs . Sem mais a tratar a reunião foi encerrada e vai assinada pelos presentes e por mim que lavrei esta ata.Florianópolis, 10 de novembro de 2009.Maria Cristina, Marizilda, Maurício, Elaine, Florisvaldo e Luiz Neto

domingo, 8 de novembro de 2009

Escolas que venceram a violência!!!!!!!!!

Conheça as estratégias de duas escolas do Rio de Janeiro que enfrentaram a ameaça do entorno violento com práticas de gestão produtivas


A Escola Municipal Santo Tomás de Aquino, fica no Leme, perto dos Morros Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro. Mesmo com todos os ingredientes para engrossar as estatísticas negativas de desempenho escolar - os 760 alunos estão sempre em alerta com a guerra do tráfico de drogas que se desenrola na vizinhança - a Santo Tomás de Aquino se sobressai no Ideb. O colégio obteve o índice de 4,5 para os anos iniciais e 4,1 para anos finais - no Rio de Janeiro, as médias são de 3,8 e 3,05 respectivamente. "Ações violentas sempre ocorrem por aqui, mas não na escola", afirma o diretor Jorge Ferrari.

Ele conseguiu formar uma equipe que trabalha unida e uma relação de parceria com a comunidade e os agentes sociais que atuam no entorno. "Todos aqui têm o mesmo objetivo: dedicação total ao ensino e à aprendizagem, contando para isso com a participação da comunidade e com o apoio das associações de moradores, o que nos permite trabalhar em segurança", explica o diretor. "Fazemos reuniões frequentes com os pais. Se o aluno apresenta uma mudança de comportamento, chamamos os responsáveis na escola para conversar e, se não vierem, vamos até a casa dele", completa.

O relacionamento com organizações não governamentais é intenso. Com o Instituto Compartilhar são desenvolvidas atividades esportivas que promovem a integração entre pais e filhos e no qual estão matriculados cerca de 200 dos alunos. "Há também o Projeto Estudante, desenvolvido por um clube na entrada do morro, que oferece balé e futebol de salão e 90% dos participantes são da nossa escola", completa. O Centro de Estudo de Pessoal do Exército integra a cadeia de colaboradores e disponibiliza a quadra poliesportiva para que os jovens da Tomás de Aquino façam Educação Física. E o Movimento Psicólogos Sem Fronteiras realiza estudos psicossociais com pais e estudantes da região. Segundo o diretor, essa cadeia de organizações oferece atividades culturais e esportivas à comunidade e é crucial para garantir a tranquilidade necessária ao aprendizado e ainda para aproximar as famílias da escola.

Interesse na aprendizagem

Localizada no Morro do Timbau, na favela da Maré, a EM IV Centenário, oferece Ensino Fundamental (da pré-escola ao 5º ano) para cerca de 400 alunos. O colégio obteve uma melhora significativa no Ideb - passando de 4,6 em 2005 para 5,2 em 2007. "Temos violência no entorno, mas quando a criança chega para estudar, procuramos entender a realidade dela. Transmitimos tranquilidade e eles se sentem seguros dentro da escola", explica a diretora Rita de Cássia Magnino. A maior preocupação é manter o interesse dos alunos na aprendizagem. Para isso, uma das medidas tomadas pelos gestores é valorizar a produção das turmas. Uma das estratégias é a instalação de um grande mural no pátio, onde são expostos o material preparado pelos estudantes ao final de cada projeto didático.

De acordo com a gestora, outro ponto forte é a manutenção da equipe de funcionários. O vínculo com os docentes foi construído com base na seriedade da filosofia de trabalho e na elaboração de pactos para o bom andamento da escola. "Aqui, a rotatividade de professores é baixa: temos 12 docentes, nove com turno único e três com dupla jornada", explica a diretora. O grupo está junto há quase uma década. O segredo da união, segundo ela, é a gestão democrática: "Acreditamos que juntos temos uma chance maior de percorrer caminhos. Todos os anos, nos reunimos para elaborar um plano de trabalho no qual estabelecemos metas e, a cada 15 dias, fazemos reuniões para discutir nosso desempenho e ver o que precisamos modificar. Nosso projeto político pedagógico é ensino de qualidade".

Segundo Rita de Cássia, a direção também tem de cuidar para oferecer os meios necessários para os docentes realizarem os projetos. "Procuramos atender todos os pedidos de material e de organização de passeios culturais planejados junto com a coordenação pedagógica e os professores", explica. A diretora conta que o modelo de gestão ficou famoso entre docentes de outros colégios, que sempre procuram o local para trabalhar. O estilo criado por Rita de Cássia para dirigir o colégio ainda compreende o Conselho Escola-Comunidade, grupo formado por membros da sociedade e que discutem o uso da verba pública. "Uma vez por mês, nos reunimos com representantes dos professores, dos funcionários, dos alunos, da associação de moradores e dos pais. Essa equipe informa onde estão as necessidades da escola e ajuda a gerenciar os recursos", completa. "O bom desempenho da escola, não depende da a área onde ela está situada, mas, sim, do compromisso da equipe com a Educação", conclui a gestora.
Gestão Escolar
DiretorArticulação com a comunidade
Edição 004 | Outubro/Novembro 2009 | Título original: Menos violência, notas melhores

Quem nasceu primeiro: a violência ou a escola ruim?
O entorno influi no desempenho dos alunos, mas uma boa gestão pode anular os efeitos negativos
Raphael Hakime e Silvia Avanzi (gestao@atleitor.com.br)

Mais sobre violência

Reportagens

Aqui a violência não entra
Entrevista com Mariane Koslinski sobre educação da criança
Relatos das experiências das escolas citadas nesta reportagem
A violência na periferia das grandes cidades sempre foi tida como um dos fatores responsáveis pelo baixo desempenho dos alunos. Um recente estudo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cruzou indicadores de 15 cidades brasileiras com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e concluiu que, quanto pior a situação social e urbana, menor o Ideb do município.

O que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi o cruzamento do desempenho escolar com a taxa de homicídios e o grau de atendimento à pré-escola. Na região metropolitana do Rio de Janeiro, por exemplo - em que são registrados 118 assassinatos para cada 100 mil habitantes e apenas 20% das crianças frequentam creches e pré-escolas -, a média do Ideb de 2007 para anos iniciais do Ensino Fundamental é de 3,8. Já na região metropolitana de Campinas, a 80 quilômetros de São Paulo, onde a violência urbana é menor (27 assassinatos a cada 100 mil habitantes) e 100% das crianças de 4 e 5 anos estão na pré-escola, a nota do Ideb é 5 (veja o quadro abaixo).


Arte: Mario Kanno* Taxa de homicídio (dados do DATASUS de 2002), atendimento à pré-escola (estimativa de crianças de 4 e 5 anos, com base no DATASUS e censo escolar - dados de 2000 a 2005) e IDEB 2007

Uma das conclusões a que chegaram os pesquisadores é que os alunos de áreas com altos índices de violência têm pior desempenho por ter menos aulas (ou porque faltam mais ou por causa do alto absenteísmo do corpo docente). As escolas em áreas sociais instáveis sofrem ainda com a alta rotatividade de professores e com a evasão escolar, já que o estudante trabalha para se manter ou ajudar a família - sem contar os que se envolvem com atividades ilícitas.

Os dados levantam uma velha questão: afinal, a violência é culpada pela escola ruim ou a escola ruim também contribui para aumentar a violência? Caren Ruotti, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP), diz que as áreas mais violentas apresentam uma sobreposição de carências que se reflete na escola. Esse contexto influencia inclusive a forma preconceituosa pela qual a instituição enxerga os alunos. "É comum os jovens não receberem o devido incentivo dos docentes, pois já chegam estigmatizados como pessoas sem perspectiva de vida", explica Caren. "Por isso, não se pode dar todo o crédito negativo ao entorno e se eximir de realizar um bom trabalho pedagógico."

Renato Alves, também do NEV-USP, afirma que boa parte da origem da violência está na história recente do país. "A disparada do crescimento populacional das regiões metropolitanas ocorreu entre os anos 1980 e 1990, com maior demanda por serviços públicos, nem sempre atendida pelos governos. E isso é um aspecto gerador de violência", explica.

Outro fator a ser considerado, dizem os especialistas, é o despreparo da escola para atender à população que começou a frequentá-la, com a universalização do Ensino Fundamental. Segundo Mariane Koslinski, pesquisadora do Ippur, as redes públicas ainda não sabem como receber esse público mais carente. "A escola desestimula esses alunos e deixou de ser um valor social importante." De acordo com ela, são comuns os depoimentos de crianças que conhecem pessoas da própria comunidade que não estudaram e, mesmo assim, acumularam capital e prestígio.

Escolas driblam o problema

A prova de que a violência não é um estigma intransponível está em inúmeras escolas que conseguem superar as dificuldades e ensinar com qualidade. A EM Santo Tomás de Aquino, que fica ao pé do morro das favelas Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro, obteve 4,5 no Ideb dos anos iniciais e 4,1 nos finais do Ensino Fundamental (as médias da cidade são de 3,8 e 3,05, respectivamente). "Ações violentas ocorrem na região, mas não entram aqui, na escola", orgulha-se o diretor, Jorge Ferrari. Ele investe na formação dos professores e faz parcerias com organizações não-governamentais que oferecem atividades culturais e esportivas aos alunos e familiares.

Outro exemplo é a EM IV Centenário, na favela da Maré, também na capital fluminense. Sua média no Ideb passou de 4,6, em 2005, para 5,2, em 2007. A diretora, Rita de Cássia Magnino, aponta a união da equipe e a atenção às metas como um dos pontos fortes e diz que o segredo do bom resultado está na gestão democrática.

A estratégia dos dois diretores - investir no clima escolar, na mobilização comunitária e no fortalecimento da equipe, visando o aprendizado - tem o aval de especialistas. "O papel da gestão é um fator diferencial no desempenho da escola de qualquer região, inclusive das situadas em áreas carentes e de entorno violento", ressalta Caren Ruotti. Segundo ela, o essencial (para reverter a tendência negativa) é olhar de perto cada situação para transformar a realidade de forma eficiente e produtiva.

Prá voce estar sempre bem informadinho (a)....

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dia do Funcionário Público

28 de Outubro -
No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.
Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.
Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.
Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.
Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade.
  • Se for municipal, são pagos pelas prefeituras;
  • se estadual, pelos governos estaduais;
  • e se federal, pagos pelos cofres da União.
    Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Reunião com pais e alunos das 8ª séries.




Hoje dia 28 de outubro, reuniram-se os pais, os alunos , e representantes das equipes técnico pedagogicas da escola EBIAS, para tratar de asuntos importantes sobre os formandos do ano 2009.


Cronograma para finalização do Curso:


10/11/2009 --> prazo final para pagamento do passeio ao Beto Carreiro


26/11/2009 --> Passeio ao Beto carreiro. Saida as 7:00 e Retorno previsto para às 21:00h


30/11/2009 --> Dispensa de dez alunos por turma, com maior indice de aproveitamento em todas as disciplinas.


01/12/2009 --> Entrega de 3 convites por aluno formando (biblioteca )


Entrega de fotos para o telão,música de entrada e mensagens pelas turmas.


01/12/2009 a 07/12/2009 --> aulas especiais


08/12/2009 --> Conselho de Classe das 8ª e TOPAS


09/12/2009 --> Ensaio na UNISUL das 10:30 às 12:00 h.


10/12/2009 --> Cerimonia na UNISUL às 19:30


Obs ==> Os alunos deverão chegar ao local com uma hora de antecedência.


Roupa masculina:




  • Calça Jeans ou calça social


  • Camisa Polo ou social sem uso de gravata.


  • Sapatos de preferência.

Roupa feminina:




  • Calça


  • Saia


  • Vestidos

OBS:




  1. Todas as roupas femininas deverão respeitar o pad~roa de comprimento exigido pela escola que não deve ser maior que quatro dedos acima dos joelhos.


  2. Cada turma deverá escolher junto ao seu regente :



  • A música de entrada


  • O orador da turma


  • Três alunos para fazerem leituras de mensagens


  • Cinco alunos para entregar as Homenagens


  • Além disto deverão ainda escolher o funcionário civil que irão homenagear.(portaria, limpeza, secretaria, biblioteca e cozinha).

Foi colocado pela Escola, que o encerramento do Ensino Fundamental para nossos alunos, esta sendo totalmente organizado pelas regentes de classe e que constarão destes dois momentos apenas:




  1. Passeio ao Beto Carreiro no dia 26 de dezembro de 2009


  2. Cerimônia de entrega dos Certificados na UNISUL, no dia 10 de dezembro de 2009.

Após o encerramento da Cerimônia, cada aluno e seus familiares poderão comemorar este acontecimento tão importante para suas vidas, da maneira que melhor lhes convir.


A Escola não promove festas devido a idade dos alunos. Festas para alunos desta faixa etária,requerem a presença de seus responsáveis ,que nem sempre podem comparecer, e não podem ser servidas bebidas alcoólicas.


domingo, 25 de outubro de 2009

A importância da ÉTICA....



O que mais posso dizer... QUE VERGONHA!!!

Me veio à mente aquele refrão tão cantado em estádios...


“Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...” Orgulho??

De que??? Bizarro isso, estou torcendo para que meus alunos não leiam uma só linha sobre política. Eu que sempre incentivei que eles se atualizassem à respeito, rogo para que fiquem na ignorância.

Como podemos ensinar ética se os exemplos que temos nos mostram totalmente o contrário.
Os mandos e desmandos de nossos senadores e governantes, estão ultrapassando todos os limites.

Nosso Congresso Nacional parece mais um cortiço. Vossa Excelência??... Garanto que eram outros pronomes (adjetivos) que lhes vem ao pensamento...


Assisti essa semana aos repórteres quando foram entrevistar Collor sobre a cobrança de Pedro Simon. À porta do carro, o senador disse: “Manda ele à...”. Meteu-se no automóvel antes de completar a frase.


E não é apenas entre os politicos que vemos diariamente , a falta de respeito com o outro, vemos isto também, em nossas casas , em nossos ambientes de trabalho.


Parece que a falta de ÉTICA, é uma coisa normal e corriqueira entre os seres humanos. Acredito que devamos fazer alguma coisa bem rápido, para mudar a atitude das pessoas, que vem sendo moldada ao longo dos anos pela educação e cultura que vem sendo mostrada.


Ao analisarmos a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos que a grande maioria seguem alguns principios de vida, entre eles estão:

1- A ética , como principio básico de vida

2- A integridade.

3-A responsabilidade.
4- O respeito às leis de regulamento.
5- O respeito pelo direito dos demais cidadãos.
6- O amor ao trabalho.
7- O esforço pela poupança e pelo investimento.
8- O desejo de superação.
9- A pontualidade.

Podemos entender , que nos países pobres, apenas uma minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária.

Devemos nos lembrar , que nós do Brasil, não somos um país pobre, porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco.

Estamos pobres e sem ética (respeito pelo outro) porque nos falta atitude.

Nos falta vontade para cumprir e ensinar aos nossos filhos e aos nossos alunos esses princípios de funcionamento da sociedades ricas e desenvolvidas.

Quando acordaremos para a "nossa" realidade?


Eu me pergunto porque pessoas honestas votam (novamente) em Collors, Sarneys, e toda corja que já conhecemos bem a índole. Collor perdeu seu mandato como presidente, isso é de conhecimento de qualquer um .


Votar em homens como ele, é a mesma coisa que contratar novamente um ex-funcionário que foi demitido por ter sido pego em flagrante roubando a empresa.


Da mesma forma, em nossas vidas pessoais, em nossos ambientes de trabalho, quer público ou privado, encontramos a falta de ética. Olha , até nas Escolas encontramos situações de total falta de ÉTICA, de alunos que maltratam colegas, professores e funcionários e pasmem, até mesmo o inverso temos visto e nos calado.


Vamos pensar sobre isto? Afinal, até quando vamos ficar parados olhando? Será que adianta nos omitir, e continuarmos sendo um mal exemplo para nossas crianças e adolescentes?


Este texto foi escrito, com auxilio do BLOG :http://lindaoriental.blogspot.com


Que pais são vocês?..........




LIMITES


Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os erros de nossos progenitores. E com o esforço de abolir os abusos do passado, somos os pais mais dedicados e compreensivos, mas, por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na História.

O grave é que estamos lidando com crianças mais "espertas" do que nós, ousadas, e mais "poderosas" que nunca!Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ter, passamos de um extremo ao outro.

Assim, somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais, e a primeira geração de pais que obedecem a seus filhos. Os últimos que tiveram medo dos pais e os primeiros que temem os filhos. Os primeiros que crescerem sob o mando dos pais, e os primeiros que vivem sob o jugo dos filhos.

E o pior: os últimos que respeitaram os pais ( às vezes sem escolha) e os primeiros que aceitam que os filhos lhes faltem com o respeito.

Na medida em que o permissível substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudaram de forma radical, para o bem e para o mal.

Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam a suas ordens e os tratavam com o devido respeito. E bons filhos, as crianças que eram formais e veneravam seus pais.

Mas, à medida que as fronteiras hierárquicas entre nós e nossos filhos foram se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, ainda que pouco os respeitem.

E são os filhos que, agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem as suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver. E, além disso, que os patrocinem no que necessitarem para tal fim.

Quer dizer, os papéis se inverteram, e agora são os pais que têm que agradar a seus filhos para "ganhá-los" e não o inverso, como no passado.

Isto explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para serem os melhores amigos e dar tudo a seus filhos.Dizem que os extremos se atraem.

Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo de seus pais, a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo ao nos verem tão débeis e perdidos como eles.

Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como líderes capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter, e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão.

É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio no qual está afundado uma sociedade que parece ir à deriva sem parâmetros nem destino.

Se o autoritarismo suplanta, humilha, o permissível sufoca. Apenas uma atitude firme, respeitosa, lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores.

Vamos à frente liderando-os e não atrás, carregando-os, e rendidos à sua vontade.

É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio no qual muitos estão afundando, descuidados.

LIMITES abrigam o indivíduo , com amor ilimitado e profundo respeito.

Este texto foi retirado de um BLOG, bem interessante , que trata deste assunto entre a ESCOLA / FAMÍLIA, de forma bem interessante e inteligente.

Entre lá e leia mais sobre este assunto, é só clicar no endereço vermelhinho:
http://lindaoriental.blogspot.com

Ouça e pense sobre estas palavras ,desta musica....

A Sua participação na escola de seus filhos....




Os pais brasileiros são os menos participativos na rotina escolar, parte desse desinteresse se deve à baixa escolaridade de uma enorme parcela dos pais, que não permaneceu na escola tempo suficiente para aprender a ler, tampouco para consolidar o hábito do estudo de modo a passá-lo adiante.
Isso também ocorre nas classes mais abastadas, uma ds razões remete ao fato de a educação no Brasil ainda não ser vista como artigo prioritário.
A educação aparece em 5o. lugar entre as maiores preocupações dos brasileiros. Vem atrás de estabilidade no emprego, equilibrio entre o trabalho e lazer, pagamento de dívidas e a economia do país.
Outra visão que predomina é a de que a escola deve se encarregar sozinha do processo educativo (terceirizar responsabilidades).Nos anos 60 com o advento dos movimentos estudantis e da Contracultura, inicia-se no Brasil forte processo de contestação à noção de hierarquia, na relação entre pais e filhos, o conceito de liberdade passou a ser confundido com permisividade.
Segundo a educadora Tânia Zagury, autora do livro "Escola sem Conflito: Parceria com os Pais", a inabilidade da família em estabelecer limites em casa faz com que deleguem à escola tarefas que deveriam ser delas também."
Um estudo da Fundação Getúlio Vargas mostra que os efeitos da presença dos pais na vida escolar, ainda que mínima fazem notar por toda a vida adulta.
Eu como educadora , que sempre fui e continuo sendo, sinto falta dessa participação dos pais na vida escolar do filho.
Os pais, só comparecem quando convocados ou quando estão para perder algum benefício governamental.
Muitas vezes essa ausência deve-se muito ao fato de que os mesmos estão muito preocupados com o ter e menos com o ser. É o mundo da globalização.
E você participa da vida escolar de seu filho? Ou deixá-o lá, como se fosse um objeto que deixa num armário, antes de ir trabalhar?

Conversa com os pais....

Já é Comprovado que uma participação dos pais na vida escolar dos filhos se não decisivo é fundamental para um bom rendimento.
"Nenhum outro fator tem tanto impacto para o progresso de um aluno quanto a interferência da família e adequada. Isso se faz sentir, positivamente, por toda uma vida adulta". (Naércio Menezes. Coordenador do Instituto de Ensino e Pesquisa. Insper).
Como participar da vida escolar de seu filho?
Algumas Medidas Tomadas em conjunto surtem efeito uma vez ADOTADAS com persistência.
1. Incentivar o filho a fazer a lição de casa e ir à escola todos os dias.
2. Providenciar um lugar tranquilo onde ele estudar POSSA.
3. Ter livros em casa.
4. Orientar, mas jamais dar a resposta certa.
5. Preservar um tempo livre. Não adianta lotar a agenda de atividades fora da escola. Ele também precisa de tempo para brincar, o cansaço compromete o rendimento.
6. Comparecer à reunião de pais.
7. Conversar sobre seu dia na escola.
8. Monitorar o boletim.
9. Procurar o colégio em caso de dúvidas.
10. Não fazer pressão na hora do vestibular.
* Um ponto deve ser brm esclarecido:
Não cabe ao pai agir como professor em casa, confusão comum, e sem nenhum reflexo positivo.Prestem ajuda jamais quando solicitados porém Considerem uma resposta, uma pesquisa estimule. Demonstre, desde cedo, e de forma bem concreta, quanto se valoriza a educação. Se possível monte uma biblioteca em casa e mantenha o hábito de conversar com os filhos sobre o que se passa na escola.

sábado, 24 de outubro de 2009

Esta na hora de avaliar os trabalhos da escola....




PROJETOS EXTRACURRICULARES 2009:



KARATE



EDUCANDO COM A HORTA

MONITORES DE CIÊNCIAS

AGENTES AMBIENTAIS (Laboratório de Ciências)

TRILHAS ESPORTIVAS DO SABER – Turmas envolvidas TOPAS I, II e 8ª séries

Saiba mais atavés do site: http://www.institutocontato.org.br/,

acessando no link ações – trilhas esportivas do saber.

OLHO MÁGICO – Participantes do projeto, alunos das 4ª séries -Quer saber mais?

Consulte o site: (www.institutocarijos.org.br), e acessando projetos -


  • educação ambiental

  • olho mágico.

FUTEBOL


  • Moleque Bom de Bola

Estamos chegando ao final de mais um ano letivo.Que tal sabermos, como aconteceram os projetos da Escola....


Será que todos eles aconteceram?


Será que foram úteis para os que deles participaram?


Vamos fazer de novo no próximo ano.



O que mais aconteceu na Escola EBIAS este ano? Estamos contentes com o desenvolvimento de nossos filhos e com os trabalhos realizados pela escola?


É chegada a hora de falarmos.


Participem das reuniões do Conselho de Escola.


TOPAS II

Topas
Atividade: Ensino
Local: Florianópolis : Santa Catarina : Brasil

Quem sou eu
Adolescentes de 13 a 16 anos que aprendem de uma forma diferente lições de cidadania para a construção de um mundo melhor!!!
AQUI OS ALUNOS TIVERAM OPORTUNIDADES DE TRABALHAR COM TEMAS MUITO IMPORTANTES PARA O SEU DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, SOCIAL E EMOCIONAL ALEM DA SOCIALIZAÇÃO TÃO NECESSÁRIA NESTA IDADE EM QUE ESTES JOVENS SE ENCONTRAM....
Entre os temas que eles puderam trabalhar, estudando e trocando idéias encontramos:
Visitem o Blog desta turma, vocês vão ficar encantados com tantas coisas que eles aprenderam para sua vida futura.
Parabéns a todos voces que participaram deste lindo e eficiente projeto.
Aos alunos que conseguiram superar a barreira da aprendizagem, os meus votos de que voces sempre se lembrem de se dar sempre uma nova chance em suas vidas.
Cristina Salvanha
Presidente do Conselho de Escola.
Visitem o Blog , é só clicar no endereço amarelinho ai embaixo.

TOPAS I

Turma I TOPAS
Cachoeira Topas (Todos Podem Aprender Sempre)
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil



TOPAS I DISCIPLINA / PROFESSORES

Língua Portuguesa: Leila Metzker

Matemática: Gislaine Studzinski

Ciências: Ricardo Santos do Carmo

Geografia: Ana Elisa Soler Pereira

História: Ednéia Martins

Inglês: Andressa Standnik Custodio

Artes:

Educação Física: Debora Brandalise Machado

Projeto Futebol: Hamilton F.

PROFESSOR REGENTE: Renata Batista Garcia

O TOPAS 1 EBIAS é formado por 14 alun @ s entre meninos e meninas que pretendem este ano superar limites, conquistar espaços, todas sorrir e comemorar as realizações que estão por vir!

A vocês meus queridos, boa sorte nesta trajetória, longe vamos, com certeza e estarei com vocês para o que der e vier! Abraços Prof Renata

Cachoeira Topas (Todos Podem Aprender Sempre)
Sejam bem vindos! Querid @ s alun @ s, que 2009 seja um ano de realizações e que este blog seja um meio de comemorar com tod @ s as nossas conquistas!


Beijos da Prof Renata

O QUE É O TOPAS PRA MIM...

O TOPAS PRA MIM ÉUMA SEGUNDA CHANCE PRA QUEM JÁ REPROVOU MAIS DE UMA VEZ.

NO TOPAS EU VOU APRENDER SOBRE VÁRIAS COISAS .

TAMBÉM VOU APRENDER CONTEÚDOS DA 6ª, 7ª E 8ª SÉRIES.

EU FUI PRO TOPAS PARA TER UMA SEGUNDA CHANCE.

NOME: EDUARDO

que é o TOPAS para mim

O topas é importante para mim porque é uma chance na minha vida
Minha opinião é que tenha em todas as escolas, para dar chance para todas os alunos para que estão atrasados, para que tenham uma nova oportunidade.
Olga Cristina Camargo Delfes.


QUE BOM NÉH GENTE...

GANHAR UMA NOVA CHANCE E APROVEITÁ-LA É MUITO INTELIGENTE.

PARABÉNS AOS ALUNOS QUE ESTÃO CONSEGUINDO DAR UM RUMO NOVO ÀS SUAS VIDAS.
QUE DEUS OS PROTEJA

MARIA CRISTINA
PRESIDENTEDO CONSELHO DE ESCOLA.

A Nossa Biblioteca.....



Vamos conhecer um pouco sobre a Nossa Biblioteca:
Nome: Universo do Saber
EBIAS Biblioteca da Escola Básica Intendente Aricomedes da Silva
situada n º Bairro Cachoeira do Bom Jesus - Florianópolis SC --
A Srt ª Elizangela é a responsável pela nossa Biblioteca.
Ela cuida com carinho especial e é auxiliada pela prof ª Celma e pela Sr ª hamilta.
A biblioteca da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva atende a todos os alunos e professores da escola, como bem como pessoas da comunidade que pesquisar PRECISAM Ou até mesmo para empréstimo de livros.
Fica aberta de segunda a sexta-feira das 8:00 às 17:00.
Possui um cronograma de empréstimo e troca de livros aos alunos de 1 ª a 8 ª série.
No período matutino a professora Celma desenvolve o projeto da Hora do Conto com as turmas de 1 ª a 4 ª série.
É um momento muito rico qual não As crianças são incentivadas Desenvolver um ao ouvir sua imaginação como NARRAÇÕES das histórias contadas pela professora, bem como o gosto pela leitura.

Blog da Biblioteca Endereço eletrônico:Para entrar é só clicar aqui embaixo nas letras rosas....

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Este é o Blog do Jornal da EBIAS....

Aqui você encontra todos os textos e imagens que foram publicados nas edições do jornal.
É muito importante que você colabore deixando uma mensagem na parte COMENTÁRIOS.
Mas o que é um Blog?
Blog é uma abreviação de Weblog. Qualquer registro freqüente de informações pode ser considerado blog (últimas notícias de um jornal on-line, por exemplo), ele pode trazer qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins.

Utiliza-se de textos geralmente sucintos e padronizados.
É contextualizado e interpretado por comentários.
É atualizado diariamente ou várias vezes por dia.
Possui acesso público e gratuito ao conteúdo da página.

O endereço do blog do nosso jornal é:
http://jornalebias.blogspot.com
Acesse e deixe seu comentário.

Por: Professora Juliane Baseggio

Sala Informatizada da EBIAS....




Quem com muito carinho e dedicação , coordena a Sala Informatizada da EBIAS, é a professora Angela Hoppen.


Ela é uma Pedagoga com Pós-Graduação em Psicopedagogia. Tem como função, articular junto aos professores, atividades e projetos que envolvam o uso das mídias na Educação de forma a possibilitar uma melhoria na qualidade do processo ensino-aprendizagem dos nossos alunos


Este então é Blog da Sala Informatizada da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, situado na Cachoeira do Bom Jesus, Florianópolis/SC. Ele foi criado com o objetivo de divulgar e socializar os projetos e atividades realizados nesse espaço informatizado de aprendizagem, desenvolvido em parceria com os professores das diversas áreas do conhecimento.

Venha visitar o Blog da Sala informatizada. Confira e comente nossas produções.

Para entrar, basta clicar no endereço aqui embaixo.

http://si-ebias.blogspot.com

Felicidades aos Professores da EBIAS, pela passagem seu dia!!!!!

Quanto tempo sem postagem....




Infelizmente , por problemas de saúde, fiquei quase um mes sem passar por aqui.
Muitas coisas aconteceram desde o nosso último encontro. Estou aguardando que a nossa secretaria me passe a ata da última reunião realizada em 30 de setembro pp, para que eu possa colocá-la aqui para que todos tomem conhecimento.
Nesta reunião algumas regras foram organizadas pelos conselheiros presentes. A única presença fora os Conselheiros , foi a do Senhor Francisco,mais conhecido por todos como Franco, nosso secretario de Escola, que muito nos agradou com sua presença.
Após a reunião do Conselho de escola , tivemos a reunião dos professores e dos funcionarios que deveria ter acontecido no dia 07 de outubro, mas que foi transferida para o dia 13 de outubro, por ser mais conveniente para que todos os funcionários estivessem presentes.
Neste dia muitas decisões importantes foram tomadas, como por exemplo, a necessidade de melhorar a qualidade da Educação prestada pela escola. Para que isto possa ocorrer , há necessidade de que todos os envolvidos no processo de Ensino - Aprendizagem, estejam preparados para as mudanças que ocorrerão em todos os segmentos da nossa Escola.
Durante todo o mes de Novembro, algumas ações serão feitas para que todos os pais de alunos tomem conhecimento das mudanças propostas e que deverão ser aprovadas pelo Conselho de Escola, ainda este ano, para que possam ser iniciadas no ano de 2010.

Agora, já estou bem melhor e poderei retomar as minhas atividades junto à nossa EBIAS.

Aguardem novidades maravilhosas....

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

terça-feira, 29 de setembro de 2009

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO.

Especialmente para a Língua Portuguesa.

Para estudantes dos Cursos Fundamental e Médio.

JOSÉ CARLOS DUTRA DO CARMO.

SITE: www.minhahistoria.net (já acessado por mais de um milhão de pessoas).

PRIMEIRA PARTE.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E REDAÇÃO.

Não adianta recorrer a cursos para esses assuntos. Será pura perda de tempo e de dinheiro. Estudantes acomodados e preguiçosos acham que aulas particulares vão solucionar seus problemas. Mas não os resolverão. A única maneira de aprimorar seu desempenho na interpretação de textos e redação é ler, mas ler muito, intensamente. Para jovens a partir de 8 anos, as melhores obras literárias do Brasil são os livros das coleções VAGA-LUME e PARA GOSTAR DE LER, ambas da Editora Ática. Todos os exemplares vêm acompanhados de fichas de avaliação.

SEGUNDA PARTE.

Pesquise os LINKs DO SITE WWW.MINHAHISTORIA.NET.

Acesse a página e adicione-a aos Favoritos. Em seguida, clique no link que desejar.

PORTUGUÊS.

6.265 exercícios de gramática, com respostas, e 2.298 exercícios de interpretação de textos e gramática, também com gabarito.

A ARTE DE REDIGIR.

Leia o texto de vez em quando.

MANUAL DE TÉCNICAS DE REDAÇÃO.

257 dicas preciosas e indispensáveis para quem pretende redigir bem, corretamente e obter boas notas em redação. Leia as dicas sempre que achar necessário.

MATEMÁTICA PARA CONCURSOS DE NÍVEL MÉDIO.

Se quiser adquirir uma base sólida em Matemática para o resto da vida, resolva todos os exercícios sobre Números Inteiros, Decimais e Fracionários. Nos vestibulares e concursos cai uma média de 15 questões sobre os referidos assuntos.

INTERNET.

O estudo pela Internet é rápido e eficiente. O material didático está sempre atualizado. Portanto, agora você dispõe de um ótimo link para tirar dúvidas de várias matérias.

VESTIBULAR.

200 dicas objetivas, condensadas, mas bastante abrangentes, sobre o tema “Vestibular”. Leia-as algumas vezes, mesmo que esteja distante de prestar o concurso.

MENSAGENS.

As 66 mensagens mais belas da Internet. Sua leitura é muito agradável, repleta de lindíssimas mensagens, de conteúdo profundamente filosófico e educativo.

PIADAS.

São 68 textos gramaticalmente impecáveis, de leitura prazerosa e divertida.

DIGITAÇÃO.

É importantíssimo saber digitar bem, corretamente e com rapidez. O digitador “cata-milho” terá pouca chance no mercado de trabalho e correrá sério risco de ser reprovado em um concurso. Saiba que digitar tecnicamente, com todos os dedos, é fundamental.

LITERATURA BRASILEIRA.

Quando for comprar livros, pesquise nesse link, que oferece ótimas sugestões literárias.

VOCÊ QUER PASSAR EM CONCURSOS?

Quando terminar o Ensino Médio e for se preparar para concursos, acesse esse link, que contém dicas preciosas e indispensáveis para quem pretende estudar de forma adequada, correta e eficiente.

TERCEIRA PARTE.

Um “material” diversificado e riquíssimo, que lhe será de vital importância no estudo da Língua Portuguesa. Sites espetaculares, nos quais poderá estudar Português de forma bastante inovadora e diversificada.

1. www.sualingua.com.br

2. www.gramaticaonline.com.br

3. www.paulohernandes.pro.br

4. intervox.nce.ufrj.br/~edpaes/gramatic.htm

5. www.linguabrasil.com.br

6. www.cave.com.br

7. ciberduvidas.sapo.pt

8. www.coladaweb.com/portugues

9. www.geocities.com/quaio/morfologia

10. www.universal.pt/main.php?id=69

11. www.portrasdasletras.com.br

12. www.priberam.pt/dlpo/gramatica/gramatica.aspx

13. www.brazilianportugues.com

REFORMA ORTOGRÁFICA.

Com o advento da reforma ortográfica, ficou bem mais difícil estudar a Língua Portuguesa. Os 7 links abaixo serão suficientes para deixá-lo totalmente inteirado das mudanças ocorridas. Tenha o máximo de cuidado para não resolver exercícios antigos, desatualizados, que muito prejudicariam seus estudos.

1. www.reformaortografica.net

2. www.portuguesaonline.blogspot.com

3. reformaortografica-2009.blogspot.com

4. www.dgrh.unicamp.br/reformaortografica

5. www.abril.com.br/reforma-ortografica/hifen.shtml

6. www.celsojunior.net/blog/2008/12/20/guia-reforma-ortografica-2009-novas-regras-de-ortografia-e-gramatica

7.g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL936903-5604,00-IMPRIMA+GUIA+DA+REFORMA+ORTOGRAFICA.html

BIBLIOTECAS VIRTUAIS.

Sites com centenas de textos e downloads gratuitos de livros dos autores mais consagrados das Literaturas Brasileira e Universal.

1. Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre:

www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

2. EAD - VIRTUAL: 330 livros para download:

www.eadvirtual.com.br/moodle/mod/resource/view.php?id=572

3. 325 livros disponíveis para download: www.rccg.biz/Down/livros.htm

4. Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa - BIBVIRT:

www.bibvirt.futuro.usp.br/index.php/textos/literatura/por_autor

5. Virtual Book Store - Literatura Brasileira: vbookstore.uol.com.br/nacional/index.shtml

6. A Biblioteca Virtual de Literatura: www.biblio.com.br

7. IG LER - Notícias e download de livros: www.igeducacao.ig.com.br/igler

8. Vestibulando Web Page: Obras Completas:

www.vestibulandoweb.com.br/vestibular-obras-completas.asp

9. Livros on-line grátis: www.tiosam.com/livros.asp

10. A Casa do Bruxo – E-books: www.casadobruxo.com.br/literatura.htm

QUARTA PARTE.

Indicação dos melhores livros de Português.

GRAMÁTICA - TEORIA.

1. Gramática Resumida: Celso Pedro Luft. Editora Global.

2. Português Descomplicado: Carlos Pimentel. Editora Saraiva.

GRAMÁTICA - TEORIA E EXERCÍCIOS, COM RESPOSTAS.

1. As Melhores Questões de Gramática: José Almir Fontella Dornelles. Editora Vestcon.

2. Gramática da Língua Portuguesa: J. João Campagnaro. 3 volumes. Papel Virtual Editora.

3. Gramática da Língua Portuguesa para Concursos, Vestibulares, ENEM: Nílson Teixeira de Almeida. Editora Saraiva.

4. Gramática para Concuros – Teoria e mais de 1.000 Questões: Marcelo Rosenthal. Elsevier Editora Ltda.

5. Nova Minigramática da Língua Portuguesa: Domingos Paschoal Cegalla. Editora IBEP.

6. Português para Concursos: Nanci da Costa Batista. Editora Freitas Bastos.

7. Português para Concursos: Renato Aquino. Elsevier Editora Ltda.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - TEORIA E EXERCÍCIOS, COM RESPOSTAS.

Interpretação de Textos: Ricardo Russo. Editora Artes e Ofícios.

QUINTA PARTE.

Não se estuda apenas nos livros escolares. Veja, abaixo, exemplos de outras fontes alternativas onde poderá adquirir uma ampla gama de conhecimentos.

CULTURA GERAL.

Não seja o último a saber das coisas! Engana-se quem acredita que apenas com os livros pode se dar bem nos estudos. A criatividade e o raciocínio são estimulados pelo informal, que, por tabela, também acaba reforçando outros assuntos. A cultura geral abre horizontes para todos os indivíduos, sob vários aspectos. Leia muito sobre temas da atualidade e troque ideias com amigos e familiares sempre que possível. Vale a pena estar em sintonia com pontos de vista diferentes, para ampliar o conhecimento e enriquecer a argumentação. É preciso conhecer cinema, literatura, música, pelo menos uma língua estrangeira e nunca desprezar qualquer oportunidade de se atualizar e aprender. Se cultura geral é bom, ter habilidade no manuseio da língua materna é imprescindível. Ler jornais, ver bons filmes, navegar na Internet, enfim, enriquecer e diversificar sua cultura irá ajudá-lo, e muito, a se manter atualizado e a expandir suas ideias. No mundo globalizado, tanto a formação quanto a informação são moedas de peso incalculáveis. Por isso, corra atrás dos noticiários, das revistas e de tudo aquilo que puder ajudá-lo a ampliar sua visão de mundo.

JORNAIS E REVISTAS.

Não se atenha somente aos livros. Cultive o lazer útil. O hábito da leitura é de fundamental importância. É uma forma de se manter atualizado sobre o que acontece no Brasil e em todo o mundo. Em vez de assistir a programações televisivas de baixo nível nos canais comerciais, leia — se possível, diariamente — jornais e revistas sérios, de alto conteúdo informativo. Veja, a seguir, as versões on-lines dos melhores jornais e revistas do país.

Jornal Folha de S.Paulo: www.folha.uol.com.br

Jornal O Globo: oglobo.globo.com/online/default.asp

Jornal do Brasil: jbonline.terra.com.br

Jornal O Estado de São Paulo: www.estadao.com.br

Revista Veja: veja.abril.com.br

Revista Época: revistaepoca.globo.com

Revista IstoÉ: www.terra.com.br/istoe

Revista Carta Capital: www.cartacapital.com.br

TELEVISÃO.

Ver e gravar programas de TV é também uma boa forma de adquirir conhecimentos. Os puristas acham que a televisão aliena e não traz conhecimento algum à população. Mas, nem sempre é assim. Televisão também é cultura, e não é à toa que existem emissoras voltadas para a educação e a cultura, como é o caso, por exemplo, da TV Cultura, de São Paulo. Para quem dispõe de TV a cabo, uma boa pedida é o canal Futura, cuja programação é quase integralmente voltada para estudantes em geral. Quer ficar por dentro dos fatos que acontecem no Brasil e no mundo? Então, assista, sempre que puder, aos seguintes programas:

Jornal Nacional e Globo Repórter, da TV Globo, e Sem Censura, da TV Brasil. Para quem é assinante da SKY, o Canal 40 – Globonews - possui uma vasta programação, extremamente educativa e informativa, como, por exemplo, o Programa Mundo S.A.

Tags: estudantes

Compartilhar