quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Reunião do Conselho de Escola....
domingo, 8 de novembro de 2009
Escolas que venceram a violência!!!!!!!!!
A Escola Municipal Santo Tomás de Aquino, fica no Leme, perto dos Morros Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro. Mesmo com todos os ingredientes para engrossar as estatísticas negativas de desempenho escolar - os 760 alunos estão sempre em alerta com a guerra do tráfico de drogas que se desenrola na vizinhança - a Santo Tomás de Aquino se sobressai no Ideb. O colégio obteve o índice de 4,5 para os anos iniciais e 4,1 para anos finais - no Rio de Janeiro, as médias são de 3,8 e 3,05 respectivamente. "Ações violentas sempre ocorrem por aqui, mas não na escola", afirma o diretor Jorge Ferrari.
Ele conseguiu formar uma equipe que trabalha unida e uma relação de parceria com a comunidade e os agentes sociais que atuam no entorno. "Todos aqui têm o mesmo objetivo: dedicação total ao ensino e à aprendizagem, contando para isso com a participação da comunidade e com o apoio das associações de moradores, o que nos permite trabalhar em segurança", explica o diretor. "Fazemos reuniões frequentes com os pais. Se o aluno apresenta uma mudança de comportamento, chamamos os responsáveis na escola para conversar e, se não vierem, vamos até a casa dele", completa.
O relacionamento com organizações não governamentais é intenso. Com o Instituto Compartilhar são desenvolvidas atividades esportivas que promovem a integração entre pais e filhos e no qual estão matriculados cerca de 200 dos alunos. "Há também o Projeto Estudante, desenvolvido por um clube na entrada do morro, que oferece balé e futebol de salão e 90% dos participantes são da nossa escola", completa. O Centro de Estudo de Pessoal do Exército integra a cadeia de colaboradores e disponibiliza a quadra poliesportiva para que os jovens da Tomás de Aquino façam Educação Física. E o Movimento Psicólogos Sem Fronteiras realiza estudos psicossociais com pais e estudantes da região. Segundo o diretor, essa cadeia de organizações oferece atividades culturais e esportivas à comunidade e é crucial para garantir a tranquilidade necessária ao aprendizado e ainda para aproximar as famílias da escola.
Interesse na aprendizagem
Localizada no Morro do Timbau, na favela da Maré, a EM IV Centenário, oferece Ensino Fundamental (da pré-escola ao 5º ano) para cerca de 400 alunos. O colégio obteve uma melhora significativa no Ideb - passando de 4,6 em 2005 para 5,2 em 2007. "Temos violência no entorno, mas quando a criança chega para estudar, procuramos entender a realidade dela. Transmitimos tranquilidade e eles se sentem seguros dentro da escola", explica a diretora Rita de Cássia Magnino. A maior preocupação é manter o interesse dos alunos na aprendizagem. Para isso, uma das medidas tomadas pelos gestores é valorizar a produção das turmas. Uma das estratégias é a instalação de um grande mural no pátio, onde são expostos o material preparado pelos estudantes ao final de cada projeto didático.
De acordo com a gestora, outro ponto forte é a manutenção da equipe de funcionários. O vínculo com os docentes foi construído com base na seriedade da filosofia de trabalho e na elaboração de pactos para o bom andamento da escola. "Aqui, a rotatividade de professores é baixa: temos 12 docentes, nove com turno único e três com dupla jornada", explica a diretora. O grupo está junto há quase uma década. O segredo da união, segundo ela, é a gestão democrática: "Acreditamos que juntos temos uma chance maior de percorrer caminhos. Todos os anos, nos reunimos para elaborar um plano de trabalho no qual estabelecemos metas e, a cada 15 dias, fazemos reuniões para discutir nosso desempenho e ver o que precisamos modificar. Nosso projeto político pedagógico é ensino de qualidade".
Segundo Rita de Cássia, a direção também tem de cuidar para oferecer os meios necessários para os docentes realizarem os projetos. "Procuramos atender todos os pedidos de material e de organização de passeios culturais planejados junto com a coordenação pedagógica e os professores", explica. A diretora conta que o modelo de gestão ficou famoso entre docentes de outros colégios, que sempre procuram o local para trabalhar. O estilo criado por Rita de Cássia para dirigir o colégio ainda compreende o Conselho Escola-Comunidade, grupo formado por membros da sociedade e que discutem o uso da verba pública. "Uma vez por mês, nos reunimos com representantes dos professores, dos funcionários, dos alunos, da associação de moradores e dos pais. Essa equipe informa onde estão as necessidades da escola e ajuda a gerenciar os recursos", completa. "O bom desempenho da escola, não depende da a área onde ela está situada, mas, sim, do compromisso da equipe com a Educação", conclui a gestora.
DiretorArticulação com a comunidade
Edição 004 | Outubro/Novembro 2009 | Título original: Menos violência, notas melhores
Quem nasceu primeiro: a violência ou a escola ruim?
O entorno influi no desempenho dos alunos, mas uma boa gestão pode anular os efeitos negativos
Raphael Hakime e Silvia Avanzi (gestao@atleitor.com.br)
Mais sobre violência

Reportagens
Aqui a violência não entra
Entrevista com Mariane Koslinski sobre educação da criança
Relatos das experiências das escolas citadas nesta reportagem
A violência na periferia das grandes cidades sempre foi tida como um dos fatores responsáveis pelo baixo desempenho dos alunos. Um recente estudo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cruzou indicadores de 15 cidades brasileiras com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e concluiu que, quanto pior a situação social e urbana, menor o Ideb do município.
O que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi o cruzamento do desempenho escolar com a taxa de homicídios e o grau de atendimento à pré-escola. Na região metropolitana do Rio de Janeiro, por exemplo - em que são registrados 118 assassinatos para cada 100 mil habitantes e apenas 20% das crianças frequentam creches e pré-escolas -, a média do Ideb de 2007 para anos iniciais do Ensino Fundamental é de 3,8. Já na região metropolitana de Campinas, a 80 quilômetros de São Paulo, onde a violência urbana é menor (27 assassinatos a cada 100 mil habitantes) e 100% das crianças de 4 e 5 anos estão na pré-escola, a nota do Ideb é 5 (veja o quadro abaixo).
Arte: Mario Kanno* Taxa de homicídio (dados do DATASUS de 2002), atendimento à pré-escola (estimativa de crianças de 4 e 5 anos, com base no DATASUS e censo escolar - dados de 2000 a 2005) e IDEB 2007
Uma das conclusões a que chegaram os pesquisadores é que os alunos de áreas com altos índices de violência têm pior desempenho por ter menos aulas (ou porque faltam mais ou por causa do alto absenteísmo do corpo docente). As escolas em áreas sociais instáveis sofrem ainda com a alta rotatividade de professores e com a evasão escolar, já que o estudante trabalha para se manter ou ajudar a família - sem contar os que se envolvem com atividades ilícitas.
Os dados levantam uma velha questão: afinal, a violência é culpada pela escola ruim ou a escola ruim também contribui para aumentar a violência? Caren Ruotti, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP), diz que as áreas mais violentas apresentam uma sobreposição de carências que se reflete na escola. Esse contexto influencia inclusive a forma preconceituosa pela qual a instituição enxerga os alunos. "É comum os jovens não receberem o devido incentivo dos docentes, pois já chegam estigmatizados como pessoas sem perspectiva de vida", explica Caren. "Por isso, não se pode dar todo o crédito negativo ao entorno e se eximir de realizar um bom trabalho pedagógico."
Renato Alves, também do NEV-USP, afirma que boa parte da origem da violência está na história recente do país. "A disparada do crescimento populacional das regiões metropolitanas ocorreu entre os anos 1980 e 1990, com maior demanda por serviços públicos, nem sempre atendida pelos governos. E isso é um aspecto gerador de violência", explica.
Outro fator a ser considerado, dizem os especialistas, é o despreparo da escola para atender à população que começou a frequentá-la, com a universalização do Ensino Fundamental. Segundo Mariane Koslinski, pesquisadora do Ippur, as redes públicas ainda não sabem como receber esse público mais carente. "A escola desestimula esses alunos e deixou de ser um valor social importante." De acordo com ela, são comuns os depoimentos de crianças que conhecem pessoas da própria comunidade que não estudaram e, mesmo assim, acumularam capital e prestígio.
Escolas driblam o problema
A prova de que a violência não é um estigma intransponível está em inúmeras escolas que conseguem superar as dificuldades e ensinar com qualidade. A EM Santo Tomás de Aquino, que fica ao pé do morro das favelas Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro, obteve 4,5 no Ideb dos anos iniciais e 4,1 nos finais do Ensino Fundamental (as médias da cidade são de 3,8 e 3,05, respectivamente). "Ações violentas ocorrem na região, mas não entram aqui, na escola", orgulha-se o diretor, Jorge Ferrari. Ele investe na formação dos professores e faz parcerias com organizações não-governamentais que oferecem atividades culturais e esportivas aos alunos e familiares.
Outro exemplo é a EM IV Centenário, na favela da Maré, também na capital fluminense. Sua média no Ideb passou de 4,6, em 2005, para 5,2, em 2007. A diretora, Rita de Cássia Magnino, aponta a união da equipe e a atenção às metas como um dos pontos fortes e diz que o segredo do bom resultado está na gestão democrática.
A estratégia dos dois diretores - investir no clima escolar, na mobilização comunitária e no fortalecimento da equipe, visando o aprendizado - tem o aval de especialistas. "O papel da gestão é um fator diferencial no desempenho da escola de qualquer região, inclusive das situadas em áreas carentes e de entorno violento", ressalta Caren Ruotti. Segundo ela, o essencial (para reverter a tendência negativa) é olhar de perto cada situação para transformar a realidade de forma eficiente e produtiva.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Dia do Funcionário Público
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.
- Se for municipal, são pagos pelas prefeituras;
- se estadual, pelos governos estaduais;
- e se federal, pagos pelos cofres da União.
Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Reunião com pais e alunos das 8ª séries.

01/12/2009 --> Entrega de 3 convites por aluno formando (biblioteca )
Entrega de fotos para o telão,música de entrada e mensagens pelas turmas.
01/12/2009 a 07/12/2009 --> aulas especiais
08/12/2009 --> Conselho de Classe das 8ª e TOPAS
09/12/2009 --> Ensaio na UNISUL das 10:30 às 12:00 h.
10/12/2009 --> Cerimonia na UNISUL às 19:30
Obs ==> Os alunos deverão chegar ao local com uma hora de antecedência.
Roupa masculina:
- Calça Jeans ou calça social
- Camisa Polo ou social sem uso de gravata.
- Sapatos de preferência.
Roupa feminina:
- Calça
- Saia
- Vestidos
OBS:
- Todas as roupas femininas deverão respeitar o pad~roa de comprimento exigido pela escola que não deve ser maior que quatro dedos acima dos joelhos.
- Cada turma deverá escolher junto ao seu regente :
- A música de entrada
- O orador da turma
- Três alunos para fazerem leituras de mensagens
- Cinco alunos para entregar as Homenagens
- Além disto deverão ainda escolher o funcionário civil que irão homenagear.(portaria, limpeza, secretaria, biblioteca e cozinha).
Foi colocado pela Escola, que o encerramento do Ensino Fundamental para nossos alunos, esta sendo totalmente organizado pelas regentes de classe e que constarão destes dois momentos apenas:
- Passeio ao Beto Carreiro no dia 26 de dezembro de 2009
- Cerimônia de entrega dos Certificados na UNISUL, no dia 10 de dezembro de 2009.
Após o encerramento da Cerimônia, cada aluno e seus familiares poderão comemorar este acontecimento tão importante para suas vidas, da maneira que melhor lhes convir.
A Escola não promove festas devido a idade dos alunos. Festas para alunos desta faixa etária,requerem a presença de seus responsáveis ,que nem sempre podem comparecer, e não podem ser servidas bebidas alcoólicas.
domingo, 25 de outubro de 2009
A importância da ÉTICA....

Os mandos e desmandos de nossos senadores e governantes, estão ultrapassando todos os limites.
Nosso Congresso Nacional parece mais um cortiço. Vossa Excelência??... Garanto que eram outros pronomes (adjetivos) que lhes vem ao pensamento...
4- O respeito às leis de regulamento.
5- O respeito pelo direito dos demais cidadãos.
6- O amor ao trabalho.
7- O esforço pela poupança e pelo investimento.
8- O desejo de superação.
9- A pontualidade.
Que pais são vocês?..........

Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os erros de nossos progenitores. E com o esforço de abolir os abusos do passado, somos os pais mais dedicados e compreensivos, mas, por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na História.
O grave é que estamos lidando com crianças mais "espertas" do que nós, ousadas, e mais "poderosas" que nunca!Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ter, passamos de um extremo ao outro.
Assim, somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais, e a primeira geração de pais que obedecem a seus filhos. Os últimos que tiveram medo dos pais e os primeiros que temem os filhos. Os primeiros que crescerem sob o mando dos pais, e os primeiros que vivem sob o jugo dos filhos.
E o pior: os últimos que respeitaram os pais ( às vezes sem escolha) e os primeiros que aceitam que os filhos lhes faltem com o respeito.
Na medida em que o permissível substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudaram de forma radical, para o bem e para o mal.
Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam a suas ordens e os tratavam com o devido respeito. E bons filhos, as crianças que eram formais e veneravam seus pais.
Mas, à medida que as fronteiras hierárquicas entre nós e nossos filhos foram se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, ainda que pouco os respeitem.
E são os filhos que, agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem as suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver. E, além disso, que os patrocinem no que necessitarem para tal fim.
Quer dizer, os papéis se inverteram, e agora são os pais que têm que agradar a seus filhos para "ganhá-los" e não o inverso, como no passado.
Isto explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para serem os melhores amigos e dar tudo a seus filhos.Dizem que os extremos se atraem.
Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo de seus pais, a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo ao nos verem tão débeis e perdidos como eles.
Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como líderes capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter, e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão.
É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio no qual está afundado uma sociedade que parece ir à deriva sem parâmetros nem destino.
Se o autoritarismo suplanta, humilha, o permissível sufoca. Apenas uma atitude firme, respeitosa, lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores.
Vamos à frente liderando-os e não atrás, carregando-os, e rendidos à sua vontade.
É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio no qual muitos estão afundando, descuidados.
LIMITES abrigam o indivíduo , com amor ilimitado e profundo respeito.
Este texto foi retirado de um BLOG, bem interessante , que trata deste assunto entre a ESCOLA / FAMÍLIA, de forma bem interessante e inteligente.
Entre lá e leia mais sobre este assunto, é só clicar no endereço vermelhinho:
http://lindaoriental.blogspot.com
A Sua participação na escola de seus filhos....

Conversa com os pais....
sábado, 24 de outubro de 2009
Esta na hora de avaliar os trabalhos da escola....

- educação ambiental
- olho mágico.
- Moleque Bom de Bola
Estamos chegando ao final de mais um ano letivo.Que tal sabermos, como aconteceram os projetos da Escola....
Será que todos eles aconteceram?
Será que foram úteis para os que deles participaram?
Vamos fazer de novo no próximo ano.
O que mais aconteceu na Escola EBIAS este ano? Estamos contentes com o desenvolvimento de nossos filhos e com os trabalhos realizados pela escola?
É chegada a hora de falarmos.
Participem das reuniões do Conselho de Escola.
TOPAS II
TopasAtividade: Ensino
Local: Florianópolis : Santa Catarina : Brasil
Quem sou eu
Adolescentes de 13 a 16 anos que aprendem de uma forma diferente lições de cidadania para a construção de um mundo melhor!!!
Quanto mais pobre, mais filhos
Quanto mais pobre mais filhos, a taxa media de fil...
Gravidez precoce
Quanto mais pobres maior o número de filhos
Gravidez
FECUNDIDADE
Se Toquem!
Gravidez na Adolescência
Crianças no trafico
Crack: uma droga devastadora
O crack mata! porque ele causa mutação química. ...
Tipo de transporte da droga
O dependente do crack quase não come ou dorme. No...
Nunca use crack
Crack Nem Pensar
TOPAS I
Cachoeira Topas (Todos Podem Aprender Sempre)
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
TOPAS I DISCIPLINA / PROFESSORES
Língua Portuguesa: Leila Metzker
Matemática: Gislaine Studzinski
Ciências: Ricardo Santos do Carmo
Geografia: Ana Elisa Soler Pereira
História: Ednéia Martins
Inglês: Andressa Standnik Custodio
Artes:
Educação Física: Debora Brandalise Machado
Projeto Futebol: Hamilton F.
PROFESSOR REGENTE: Renata Batista Garcia
O TOPAS 1 EBIAS é formado por 14 alun @ s entre meninos e meninas que pretendem este ano superar limites, conquistar espaços, todas sorrir e comemorar as realizações que estão por vir!
A vocês meus queridos, boa sorte nesta trajetória, longe vamos, com certeza e estarei com vocês para o que der e vier! Abraços Prof Renata
Cachoeira Topas (Todos Podem Aprender Sempre)
Sejam bem vindos! Querid @ s alun @ s, que 2009 seja um ano de realizações e que este blog seja um meio de comemorar com tod @ s as nossas conquistas!
Beijos da Prof Renata
O QUE É O TOPAS PRA MIM...
O TOPAS PRA MIM ÉUMA SEGUNDA CHANCE PRA QUEM JÁ REPROVOU MAIS DE UMA VEZ.
NO TOPAS EU VOU APRENDER SOBRE VÁRIAS COISAS .
TAMBÉM VOU APRENDER CONTEÚDOS DA 6ª, 7ª E 8ª SÉRIES.
EU FUI PRO TOPAS PARA TER UMA SEGUNDA CHANCE.
NOME: EDUARDO
que é o TOPAS para mim
O topas é importante para mim porque é uma chance na minha vida
Minha opinião é que tenha em todas as escolas, para dar chance para todas os alunos para que estão atrasados, para que tenham uma nova oportunidade.
Olga Cristina Camargo Delfes.
QUE BOM NÉH GENTE...
GANHAR UMA NOVA CHANCE E APROVEITÁ-LA É MUITO INTELIGENTE.
PARABÉNS AOS ALUNOS QUE ESTÃO CONSEGUINDO DAR UM RUMO NOVO ÀS SUAS VIDAS.
QUE DEUS OS PROTEJA
MARIA CRISTINA
PRESIDENTEDO CONSELHO DE ESCOLA.
A Nossa Biblioteca.....

EBIAS Biblioteca da Escola Básica Intendente Aricomedes da Silva
Blog da Biblioteca Endereço eletrônico:Para entrar é só clicar aqui embaixo nas letras rosas....
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Este é o Blog do Jornal da EBIAS....
Mas o que é um Blog?Blog é uma abreviação de Weblog. Qualquer registro freqüente de informações pode ser considerado blog (últimas notícias de um jornal on-line, por exemplo), ele pode trazer qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins.
Utiliza-se de textos geralmente sucintos e padronizados.
É contextualizado e interpretado por comentários.
É atualizado diariamente ou várias vezes por dia.
Possui acesso público e gratuito ao conteúdo da página.
O endereço do blog do nosso jornal é:
http://jornalebias.blogspot.com
Acesse e deixe seu comentário.
Por: Professora Juliane Baseggio
Sala Informatizada da EBIAS....

Quem com muito carinho e dedicação , coordena a Sala Informatizada da EBIAS, é a professora Angela Hoppen.
Ela é uma Pedagoga com Pós-Graduação em Psicopedagogia. Tem como função, articular junto aos professores, atividades e projetos que envolvam o uso das mídias na Educação de forma a possibilitar uma melhoria na qualidade do processo ensino-aprendizagem dos nossos alunos
Este então é Blog da Sala Informatizada da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, situado na Cachoeira do Bom Jesus, Florianópolis/SC. Ele foi criado com o objetivo de divulgar e socializar os projetos e atividades realizados nesse espaço informatizado de aprendizagem, desenvolvido em parceria com os professores das diversas áreas do conhecimento.
Venha visitar o Blog da Sala informatizada. Confira e comente nossas produções.
Para entrar, basta clicar no endereço aqui embaixo.
Quanto tempo sem postagem....

Muitas coisas aconteceram desde o nosso último encontro. Estou aguardando que a nossa secretaria me passe a ata da última reunião realizada em 30 de setembro pp, para que eu possa colocá-la aqui para que todos tomem conhecimento.
Nesta reunião algumas regras foram organizadas pelos conselheiros presentes. A única presença fora os Conselheiros , foi a do Senhor Francisco,mais conhecido por todos como Franco, nosso secretario de Escola, que muito nos agradou com sua presença.
Após a reunião do Conselho de escola , tivemos a reunião dos professores e dos funcionarios que deveria ter acontecido no dia 07 de outubro, mas que foi transferida para o dia 13 de outubro, por ser mais conveniente para que todos os funcionários estivessem presentes.
Neste dia muitas decisões importantes foram tomadas, como por exemplo, a necessidade de melhorar a qualidade da Educação prestada pela escola. Para que isto possa ocorrer , há necessidade de que todos os envolvidos no processo de Ensino - Aprendizagem, estejam preparados para as mudanças que ocorrerão em todos os segmentos da nossa Escola.
Durante todo o mes de Novembro, algumas ações serão feitas para que todos os pais de alunos tomem conhecimento das mudanças propostas e que deverão ser aprovadas pelo Conselho de Escola, ainda este ano, para que possam ser iniciadas no ano de 2010.
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
terça-feira, 29 de setembro de 2009
ORIENTAÇÕES DE ESTUDO.
Tags: estudantes

icipa da vida escolar de seu filho?