Mudando nossa Escola....
É chegada a hora de nossa luta por uma Educação de mais qualidade em nosso Bairro, Cachoeira do Bom Jesus. Ela pode acontecer, através de mudanças na estrutura e no funcionamento da nossa Escola Básica Aricomedes da Silva.
Após reunião de funcionários e de pesquisa de sugestões feita pela APPEBIAS, com os alunos da escola, nós nos reunimos para discutir alguns pontos.Tanto alunos,como professores e funcionários desejam que a Escola se modifique e que dê reais oportunidades para que os alunos possam se desenvolver mais na questão da Aprendizagem e os professores possam desenvolver melhor a questão do Ensino.
O que podemos fazer? Temos uma sugestão que já há alguns anos a escola, através supervisor Gerson e alguns professores, se colocam à disposição para implementar, porém não foi possível ainda.
I -SITUAÇÃO
- A implantação das Salas-ambiente na escola deve ser realizado , exigindo uma nova organização escolar.
- Todos os segmentos da Unidade Escolar ,professores, alunos e funcionários necessitam rever suas práticas e se apropriar do novo funcionamento da escola, o que leva tempo e requer grande investimento de todos.
- Toda a equipe técnica e pedagógica, os professores, alunos e funcionários devem ter oportunidade de discutir profundamente as consequências dessa mudança.
- A Coordenadora Pedagógica, será um elemento importante para auxiliar os professores a organizarem adequadamente os materiais disponíveis ,para que:
- Haja o uso de todos os materiais disponíveis e organização de regras para o trabalho, e, em muitos casos, melhoria na qualidade das aulas.
- Orientar , junto com os professores e demais funcionários , os alunos que ainda não sabem como se comportar nessa nova dinãmica de aula e se sentem perdidos frente a essa proposta.
ENCAMINHAMENTOS
- A implantação das salas-ambiente requer grandes mudanças - de atitude, de organização e de didática exigindo, de todos, uma nova postura no "estar na escola ;
- Uma organização de horários bastante precisa e criteriosa deve ser feita, de preferência, antes da atribuição das aulas, para que professores e alunos possam se movimentar adequadamente nesse novo espaço;
- As regras de uso, de manutenção das salas, de escolha dos materiais e de comportamento dos usuários precisa ser profundamente debatida com cada segmento:
- Os professores que partilham do mesmo espaço,
- Os alunos que usam as salas e se movimentam pela escola,
- Funcionários que as organizam e as mantém limpas.
Esse investimento inicial torna o processo mais transparente, pois todos se sentem mais responsáveis pela sua utilização;
Embora a nova organização e a variedade de materiais didáticos sejam grandes facilitadores do bom andamento do trabalho pedagógico, a mudança na organização do espaço não leva necessariamente a uma mudança da prática será necessário :
- A realização de oficinas com professores de cada disciplina pode ser uma boa forma de discutir as diversas possibilidades de atuação do professor, o bom aproveitamento dos materiais e a otimização do espaço.
- Nesses momentos, pode-se ainda aprofundar a discussão sobre os procedimentos e os objetivos das atividades desenvolvidas.
- Postado por Cris Salvanha às 16:30
Nenhum comentário:
Postar um comentário