Temos em mãos a ata da Reunião Administrativa realizada em 23 de julho/2009, contendo o relato das dificuldades encontradas,que foram coletados através dos depoimentos dos funcionarios da UE, sobre aspectos positivos e negativos.
Temos também em mãos o levantamento feito pelos membros da APPEBIAS, sobre as dificuldades que os alunos tem encontrado na sua vida diária em companhia de professores e funcionários na Escola e que prejudicam seus objetivos que deveriam ser ,uma aprendizagem de melhor qualidade.
Vamos nos ater especialmente aos pontos negativos, elencados pelos segmentos totalmente envolvidos na questão ENSINO X APRENDIZAGEM , ou seja os alunos, os professores, demais funcionarios e nós, pais ou responsáveis pelos alunos.
Devemos todos nós que convivemos com os alunos, como seus pais, parentes, professores e funcionários, termos em mente que nós estamos sendo os grandes EDUCADORES das nossas crianças, não importando o cargo que ocupamos.
Lembrando-nos sempre que a Escola possui um PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO, que tem uma fundamentação teórica, uma concepção de Homem, e que busca através de estudos, uma concepção de Sociedade , um Objetivo Geral da Escola e alguns Objetivos Específicos .
OBJETIVO GERAL DA ESCOLA
Proporcionar a formação de pessoas para uma vida inspirada numa cultura de paz, amor, justiça, liberdade e felicidade, através da reflexão e vivência de valores pessoais, sociais, morais e espirituais
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Propiciar ao aluno formação integral, autonomia intelectual, pensamento crítico, preparação básica para o trabalho e cidadania, compreensão dos fundamentos científicos e técnicos dos processos produtivos.
- Oferecer um ensino de qualidade, possibilitando ao educando o desenvolvimento da sua capacidade de aprender, tendo em vista o processo de construção e reconstrução de conhecimentos, de habilidades e a formação de atitudes e valores.
- Possibilitar ao aluno(a) a compreensão da realidade em que está inserido, participando da vida em sociedade nas suas dimensões sociais, políticas e culturais, assegurando a formação indispensável para o exercício da cidadania e consequente participação em uma sociedade democrática.
- Operacionalizar os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
- Criar oportunidades de aprendizagens significativas no contexto escolar desenvolvendo projetos.
Assim , solicito aos Conselheiros que discutam com seus pares ,sobre as questões que deixam dúvidas quanto ao que podemos fazer para que a nossa Escola possa mudar a sua Cara e melhorar a questão do Ensino-Aprendizagem.....
- Quais são as questões que atrapalham o desenvolvimento de seu trabalho,e que o impedem de alcançar seus objetivos propostos no inicio do ano letivo?
- Que sugestão você tem para auxiliar na solução destes problemas que atrapalham o desenvolvimento de seu trabalho?
- O que você conhece sobre o trabalho com escolas que mudaram sua estrutura e funcionamento, para salas ambientes? Comente
O resultado destas discussões com a opinião dos seus companheiros de segmento, deverão ser encaminhados à presidente do Conselho de Escola, até 24 de setembro de 2009 para que seja providenciada a pauta do nosso encontro no dia 30 de setembro, às 19:00h, nesta Unidade Escolar.
Para os Conselheiros:que trabalham na Escola, hoje é dia 15 de setembro, como os professores de 5ª a 8ª series, estarão em Conselho de Classe, e as séries iniciais em aula normal, gostaria que que aproveitassem alguns desses momentos, para conversar sobre estas questões, com seus pares.
Caso existam outras questões que seus pares achem necessário que sejam também discutidos pelo CDE, podem fazer também o encaminhamento de tudo, até dia 24 de setembro.
Lembrem-se que todos devem saber o que será discutido nas reuniões do Conselho de Escola, com antecedência de no mínimo 72 horas.
Obrigada a todos pela colaboração.
Maria Cristina L.Salvanha,
Presidente do Conselho Deliberativo de Escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário