EDITAL CONVOCAÇÃO 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR DA “EBIAS”.
Florianópolis, 26 de setembro de 2009.
Senhor (as) Conselheiro (as),
A Presidente do Conselho Deliberativo Escolar da “EBIAS”, no uso de suas atribuições legais, convoca para a 2ª Reunião Ordinária do CDE DA EBIAS.
DATA: 30/SETEMBRO/2009
LOCAL: DEPENDÊNCIAS DA EBIAS
HORÁRIO: 1ª CHAMADA 19:00 h / 2ª CHAMADA 19:30 h
Pauta Sugerida:
1 - Entrega dos Certificados de Conclusão do Ensino Fundamental aos alunos das 8ª séries/2009
Ø Colação de Grau na UNISUL em 10 de Dezembro/2009
Ø Passeio ao Beto Carreiro Word
Ø Festa para estudantes e familiares.
2 – A postura profissional de alguns Funcionários frente a alunos, pais e até mesmo colegas de trabalho estão deixando a desejar.
Ø Melhoria no acolhimento das pessoas e nas atitudes, no portão de entrada da Escola.
Ø Melhoria no tratamento aos usuários, pela Secretaria da Escola.
Ø Cuidados no trato com os alunos.
Ø Cuidados com a postura de alguns professores e funcionários, na questão de privilégios por conta da função que exerce na Unidade escolar.
Ø Faltas excessivas dos professores ao trabalho, causando transtornos com as dispensas de alunos sem programação antecipada e a comunicação aos pais. Em caso de acidente com alunos dispensados fora do horário, quem irá ser responsável, já que nós pais deixamos os filhos na escola, acreditando que os filhos sairão no horário normal.
Ø Falta de planejamento na escolha de filmes que são passados aos alunos. Em outros momentos parece que o professor não tinha nada planejado e ai alguém traz um filme e eles vão assistir.
Ø Permanência de alunos fora da sala de aula, por motivos que não fazem parte de sua rotina diária de estudos. Quem faz estes pedidos e porque os faz? Quem autoriza e porque autoriza a retirada de alunos de dentro da sala de aula, em horário de aula. Essas autorizações para saídas de alunos de sala de aula são registradas em livro próprio?
Ø Contratação de funcionário pela APPEBIAS para ser coordenador de pátio.Para que ?
3 – Falta de participação dos pais, nas atividades escolares de seus filhos e nos eventos organizados pela Escola
Ø Reunião de pais e professores
Ø Falta de comprometimento quanto ao desenvolvimento emocional ou de aprendizagem de alguns alunos.
Ø Formação da APPEBIAS
Ø Formação do Conselho de escola
Ø Criação de oportunidades de contato e cursos sobre “SER PAIS NOS DIAS DE HOJE” promovidos por grupos especializados e que são de grande valia.
Ø Outras sugestões serão bem-vindas para superar esta dificuldade encontrada pela Escola.
4 – Rever datas de reuniões para replanejamento.
Ø Mudar horário da reunião pedagógica do dia 07 de outubro,com suspensão de aulas.Justificativa : A Escola precisa discutir com urgência o assunto, Mudança da Estrutura e do Funcionamento da Escola para o ano de 2010.
v A Escola passa por um momento de críticas, quanto ao funcionamento e estrutura que vem sendo utilizada e que não beneficia a questão do ENSINO X APRENDIZAGEM.
v Diante deste problema, foi solicitado na reunião realizada em 23 de julho/2009, pelos professores da Unidade Escolar, que agilizássemos junto ao Conselho Deliberativo de Escola, as ações necessárias para que a Escola EBIAS, passe a trabalhar a partir do próximo ano, com o Sistema de Salas Ambientes.
v Pedi aos professores, por email, que pensassem sobre três questões importantes para que o CDE da EBIAS possa juntar-se a eles nesse desafio para melhoria da questão ENSINO X APRENDIZAGEM. Foram elas:
1. Quais são as questões que atrapalham o desenvolvimento de seu trabalho, e que o impedem de alcançar seus objetivos propostos no inicio do ano letivo?
2. Que sugestão você tem para auxiliar na solução destes problemas que atrapalham o desenvolvimento de seu trabalho?
3. O que você conhece sobre o trabalho com escolas que mudaram sua estrutura e funcionamento, para salas ambientes? Comente
v Infelizmente, não recebi nenhuma resposta que pudesse orientar meu trabalho junto aos pais e CDE da EBIAS.
v Questão de ordem: Mudar o dia de reunião do CDE.
Obs.: Todos os membros da APPEBIAS, funcionários e pais ou responsáveis por alunos, que desejarem, poderão participar da reunião do CDE da EBIAS, todos tem direito a voz, porém não tem direito a voto.
Maria Cristina Lopes Salvanha
Presidente CDE da EBIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário