ASSEMBLÉIA GERAL. Reunião de todos os segmentos da escola.
CARÁTER CONSULTIVO. Que dá opinião sobre o que deve ser feito.A opinião pode ser aceita ou não.
CARÁTER DELIBERATIVO. Que decide, que aponta alternativas, que vota a favor ou contra o que está sendo proposto nas reuniões ou assembléias.
PARIDADE. É quando cada grupo ou segmento tem o mesmo número de representantes.
MAIORIA SIMPLES DE VOTO. Vence quem ou a proposta que receber o número de votos equivalentes à metade mais um (50% + 1 voto) do totaldos votos dos presentes à reunião ou à assembléia.
MEMBRO EFETIVO OU TITULAR.: Cada unidade escolar tem direito a um número de conselheiros, de acordo com a quantidade de alunos que possui. Os membros efetivos ou titulares são as pessoas mais votadas nas assembléias eleitorais e que farão parte do Conselho.
MEMBRO NATO. É o membro fixo, que não é eleito.É o diretor da Unidade escolar
QUESTÃO DE ORDEM. Esta expressão é usada quando alguém quer algum esclarecimento ou quer dar outro encaminhamento a uma questão durante uma reunião. A pessoa recorre ao presidente solicitando “uma questão de ordem” e diz o que quer.
QUORUM. Número de pessoas presentes em uma reunião ou assembléia. Pode-se estabelecer um quorum mínimo (quantidade de pessoas que será preciso para que seja feita a votação) para legitimar as decisões do Conselho.
REUNIÕES EXTRAORDINÁRIAS. São as reuniões que não estão previstas no calendário de reuniões do Conselho. Podem ser realizadas sempre que for necessária a discussão de assuntos urgentes.
REUNIÕES ORDINÁRIAS. São as reuniões previstas no calendário do Conselho.
SUPLENTE. Pessoa que se candidatou para ser membro do Conselho Escolar e não obteve a quantidade de votos necessária para ser membro titular. O suplente substitui o titular do seu segmento no caso de faltas ou afastamento definitivo.
VOTAÇÃO ABERTA. É a votação por aclamação ou manifestação. Todos os presentes na reunião ou assembléia manifestam seu voto dizendo em quem ou em que proposta vão votar ou, então, votam levantando o braço diante de todos os presentes, quando solicitado.
VOTAÇÃO FECHADA. É a votação que faz uso de cédulas e de urnas. Cada pessoa declara seu voto de forma secreta, preenchendo a cédula e depositando-a na urna.
Postado por Cris Salvanha às 20:05
Nenhum comentário:
Postar um comentário