sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Carta da Emíla....Pedido de ajuda!!!!!


NESTE TEXTO, PODEMOS OBSERVAR O QUE ACONTECE QUANDO NÃO HÁ EXTENSA DISCUSSÃO COM TODOS OS SEGMENTOS SOBRE REFORMAS NA ESTRUTURA E NO FUNCIONAMENTO DE UMA ESCOLA.REPAREM BEM NO DRAMA DA COORDENADORA EMÍLIA.
Paraíso, ... de novembro de 1998.
Querida Clarice,
Espero que esteja tudo em ordem por aí? E a casa, já encontrou? Você não me falou mais sobre este assunto e estou curiosa por saber se você já resolveu este problema.
Falando em mudança de casa, sabe de uma coisa: essa situação até que é bem parecida com a que passamos aqui na escola, com a implantação das salas-ambiente. Agora, as salas estão lindas, com muitos materiais e tudo organizado nos armários...
Toda a idéia começou no ano passado, quando discutimos bastante a questão do ensino-aprendizagem e os professores alegaram que, se tivessem mais recursos, poderiam melhorar as suas aulas.
Para atender a essa demanda, a direção e o Conselho de Escola decidiram, então, priorizar a implementação das salas ambiente . o que acabou se concretizando nas últimas férias.
A escola ficou com outra cara!Para os professores, que estavam de férias, foi uma surpresa encontrar a escola cheia de material e com tudo arrumadinho nas salas.
Hoje, porém, acredito que a surpresa foi nossa... O fato de não termos discutido anteriormente com eles a respeito da utilização dos novos recursos e da reorganização do espaço acabou provocando muitos equívocos que poderiam ter sido evitados.
A sala-ambiente de Ciências, por exemplo, tem materiais muito interessantes,mas os alunos só podem observá-los, porque eles ficam ,na maior parte das vezes, trancados em um armário de vidro.
O professor, nas aulas, continua trabalhando do mesmo jeito que fazia quando os materiais não existiam: explica o conteúdo, passa um questionário e, quando muito, mostra (só mostra!) algum material...
Os alunos também continuam como antes: ficam apáticos e não participam da aula. Além disso, tenho observado que o rendimento nessa disciplina está igual ao do ano passado. O que me parece é que esse professor, ainda que domine muito bem os conhecimentos da sua área, não consegue utilizar, em suas aulas, os recursos que estão disponíveis para motivar e favorecer a aprendizagem dos alunos.Na sala de Matemática, a questão não está muito diferente.
Outro dia visitando a sala, vi o professor utilizando o material dourado para fazer uma demonstração, enquanto os alunos observavam.Fiquei com "a pulga atrás da orelha" com o fato de os alunos não estarem, eles mesmos, usando um material que, a princípio, deveria ser manipulado por eles; resolvi, no intervalo, conversar com o professor.
Ele me disse que não deixava os alunos usarem o material porque, além de só haver três caixas, poderia acabar estragando ou perdendo peças.
Percebi que seria importante discutir com todos professores a respeito das possibilidades de encaminhar atividades em que os alunos usassem os materiais disponíveis e, mais do que isso, da necessidade do estabelecimento de normas para o uso destes materiais. Isto porque, em praticamente todos os casos, o uso adequado do material tem sido um problema.
Na sala de Geografia, por exemplo, observei uma situação diferente da que acontecia nas de Ciências e de Matemática. Os materiais estavam espalhados por toda a sala, enquanto os alunos gritavam para conseguir usar algum deles...
Uma verdadeira bagunça! Não sei nem como a professora conseguia dar aula! Inclusive, não devia conseguir mesmo, já que um grupo de representantes de classe foi reclamar para a Diretora que os alunos não estavam aprendendo nada em Geografia porque as aulas eram uma confusão.
_"Não estou entendendo!"... A instalação das salas - ambiente, ao invés de envolver mais os alunos nas aulas, que era o que eu esperava, tem feito o contrário! Eles estão cada vez mais indisciplinados e, além disso, têm aproveitado o fato de terem que trocar de sala para, simplesmente, "cabular" aulas, ficando pelos corredores...
Sabe, Clarice, todos esses problemas e reclamações me deixaram bastante preocupada. Tenho pensado, "cá com os meus botões", que a simples instalação das salas- ambiente não é a única responsável, realmente, pela mudança na prática dos professores - é como esperar que um passeio do Cascão à praia o fizesse gostar de água, não é mesmo?..
Na verdade, as mudanças dependem de muita discussão e de apropriação da proposta.Cheguei até a analisar os planos de ensino de todos os professores para ver se encontrava, nas estratégias de trabalho, algumas atividades que contemplassem a riqueza do material e que, além disso, fossem ponto de partida para uma discussão.
Tudo em vão...Pensei, então, em fazer algumas oficinas para ensiná-los a usar os materiais. O que você acha da minha idéia? Você conhece algumas experiências interessantes que possam me ajudar a resolver esse problema?
Afinal, quando o assunto é sala-ambiente, você já deve estar "expert", porque elas foram implantadas na sua escola há algum tempo.
Escreva-me logo, porque vou esperar ansiosamente pelas suas dicas,
Um beijão,
Emília....

Nenhum comentário:

Postar um comentário